Cartilha - Planejando a Fuga No Caso de Incêndio

Planejando a fuga de incêndio

Ninguém espera um incêndio. Mas é muito importante ter um plano de fuga no caso de um sinistro. O incêndio pode acontecer em qualquer lugar: na sua casa/apartamento ou local de trabalho.

No caso de Incêndio, não entre em pânico e nem tome atitude precipitada. Pense antes de agir. Os incêndios não acontecem só com os outros. Se o local onde você mora ou trabalha tiver os sistemas preventivos contra incêndio previstos nas Normas de Segurança Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (NSCI) pode ter certeza que suas chances são grandes de sair ileso, mas senão, seja prudente, e planeje a sua fuga do ambiente. Inicialmente você deve mentalizar as portas de saídas, se todas estão abertas e para onde levam. Preocupe-se com o pavimento que você se encontra. Caso você utilizou o elevador, procure saber qual é a localização das escadas. Guarde também na mente onde estão localizados os extintores. Lembre-se que, via de regra, todo incêndio começa pequeno, e se não for controlado no início, pode atingir proporções que o próprio Corpo de Bombeiros terá dificuldade em controlá-lo. E por Favor... Nos ajude a prevenir incêndios, exija dos proprietários das edificações que você freqüenta que os sistemas de proteção contra incêndios sejam instalados e mantidos.

Sugestões e Dicas

Tenha um plano de fuga - Faça uma reunião com sua família para discutir o que fazer se houver um incêndio. Pratique seu plano.

Planeje e pratique a sua fuga - No caso de incêndio, você deve sair rapidamente com sua família, planeje duas maneiras de abandonar sua residência ou apartamento. As rotas de fuga num incêndio não devem incluir os elevadores, que podem expor você direto ao calor e a fumaça. Escolha um local seguro na parte externa da edificação para reunião onde todos devem se recolher. Uma vez fora da edificação, não tente adentrá-la, somente quando o Corpo de Bombeiros autorizar. Pratique com a sua família pelo menos duas vezes por ano o seu plano de fuga.

Tenha cautela quando colocar trancas nas portas e janelas - Todo sistema antifurto ou de segurança deve ser instalado de maneira que não prejudique a evacuação da edificação no caso de fuga. Por exemplo, as trancas internas devem ser fáceis de destrancar e ao alcance de crianças, pois geralmente as crianças e pessoas idosas são as vítimas fatais dos incêndios, principalmente em residências.

Defina um ponto de REUNIÃO - Definindo-se em um lugar de reunião, você saberá se todos saíram com segurança.

Emita o Alarme - Acione o sistema de alarme e caso a edificação não disponha deste dispositivo, você deve avisar a viva-voz, para que todos abandonem a edificação, e ligue imediatamente para o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros 193, informando com calma o local do incêndio, e responda as perguntas que nosso telefonista lhe fizer.

Caminhe rapidamente e não se apavore - Numa edificação que estiver se incendiando, ao se deparar com uma porta, sinta com as “costas” da mão se esta porta está quente. Se a porta estiver quente, não abra. Feche a porta atrás de você para retardar a propagação do fogo. Um incêndio ventilado pode aumentar sua velocidade em vinte vezes.

Use as escadas - Não use o elevador. No caso de incêndio o sistema elétrico é desligado e o elevador pode parar e você ficar preso. Geralmente em incêndios nas edificações altas os fossos dos elevadores funcionam como chaminé. Caminhe colocando uma mão na parede. Isto pode impedir que você se perca.

No caso de fumaça - Se houver fumaça, lembre-se que ela é mais leve que o ar, por isso está mais concentrada na parte superior, então, ajoelhe-se e rasteje até à saída segura e mais próxima, pois o ar ao nível do solo é mais puro e a visibilidade é melhor. Se você encontrar fumaça na saída principal, use sua rota alternativa. Você também pode proteger às vias aéreas com um pano limpo e molhado, segurando-o com uma das mãos. Obs. A fumaça possui gases tóxicos que podem levar a óbito uma pessoa rapidamente.

Se você estiver preso abra a janela - Caso você ficar preso numa sala com fumaça, abra a janela para que a fumaça saia e o ar entre no ambiente, aumentando as suas chances de sobreviver. Acene para fora pedindo ajuda.

Não tente entrar num local com fumaça ou fogo - Não entre num local com fumaça ou fogo para salvar algum bem! Lembre-se que a sua vida é a sua maior riqueza.

Instale detectores de fumaça - Os detectores de fumaça nos avisam quando acorre um princípio de Incêndio e assim temos tempo para escapar do fogo. Instale-os em cada nível de sua residência. Siga as orientações do fabricante, e teste o equipamento uma vez por mês. Substitua baterias duas vezes por ano ou quando o detector sinalizar que a bateria está inoperante. Lembre-se de dar um fim adequado às baterias usadas.

Cuidados com os equipamentos de calefação e Aquecedores - Mantenha os equipamentos de calefação e Aquecedores portáteis a pelo menos 1 metro das cortinas, de varais ou de qualquer outra coisa que podem se queimar. Siga rigorosamente as instruções do fabricante, e se tiver algum problema no aparelho, desligue-o e chame a assistência técnica especializada e mantenha as crianças e os animais de estimação afastados desses aparelhos.

Seja cuidadoso ao Cozinhar - Mantenha o fogão, as conexões, mangueiras, válvula de redução de pressão, etc., tudo em boas condições de uso, observando a data de validade de cada material. Enquanto fizer uso do fogão ou forno (elétrico ou microondas) não se afaste da cozinha e mantenha os cabos das panelas voltados para a parte interna, assim evita-se que crianças puxem as panelas com material aquecido. É importante você lembrar que primeiro deve-se acender o fósforo e depois girar o botão do queimador, pois esta atitude evita a acumulação de gás que poderá causar acidentes.

Obs. Nunca deixe materiais combustíveis próximos do fogão (ex.: Continas, enfeites, pano de prato, etc.)

Arquivos para Download


Nome do Arquivo Ações
Cartilha - Planejando a Fuga no Caso de Incêndio

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
105
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
10/30/2017 7:11:02 AM

Compartilhe