Cartilha da Norma Regulamentadora de Checkout - NR-17

Prévia do Arquivo

O mercado de trabalho vive uma crise desde o final do século passado. Além disso, o desemprego, a flexibilização, a desregulamen- tação dos direitos trabalhistas e a debilidade dos órgãos fiscalizadores, promotores e juizes do trabalho levaram a deterioração crescente e continua do mercado e das condições de trabalho. O que se vê é uma total falta de respeito aos direitos do trabalhador, que vem sendo pre- judicado, explorado e escravizado a cada dia.

A fim de conscientizar o comerciário sobre seus direitos e de- veres, e reafirmando nosso papel na sociedade enquanto entidade de classe representativa, criamos a Cartilha da Norma Regulamen- tadora de Checkout (NR17). Uma continuação da série de cartilhas: “Cartilha da Mulher”, “Cartilha da Convenção Coletiva” e o “Estatuto da Igualdade Racial”, que visam melhorar o grau de conhecimento e envolvimento dos comerciários na discussão de problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los, e, sem dúvida, inserí-los na luta de classe.

Nosso desafio é a efetivação dos direitos aqui afirmados. Por isso, acreditamos ser imprescindível a união dos trabalhadores para que possamos reivindicar nossos direitos. Só assim, poderemos vis- lumbrar um local de trabalho que assegure aos comerciários qualida- de, respeito e dignidade, garantias dos direitos do trabalhador e cidadão.

NR-17

17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabe- lecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condi- ções ambientais do posto de trabalho e à própria orga- nização do trabalho.

Download via Google Drive



Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Comerciários de Salvador - CTB - FEC/BA - CNTC
Qtde. Acessos:
112
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
10/18/2017 5:45:14 PM

Compartilhe