DDS - Proteção radiológica


Existem algumas soldas que para se verificar se foram bem feitas, isto é, se houve boa penetração, se não há vazios, poros ou outros defeitos, são submetidas a Gamagrafias.

Este processo é semelhante ao de uma radiografia, só que feito especialmente para verificar a qualidade da solda.

Essas gamagrafias geralmente são feitas com elementos que emitem radiação gama e por este motivo costumam ser chamadas de gamagrafia (radiografia feita por raios gama).

Se uma pessoa for exposta aos raios gama poderá sofrer sérias queimaduras no corpo, contrair sérias doenças (radiodermites), inclusive câncer, além de gerar problemas genéticos (para os futuros filhos). A incidência destes raios sobre o homem geralmente não são perceptíveis, uma vez que a gamagrafia não tem cheiro, não tem cor, não faz barulho e seus efeitos não acontecem imediatamente, mas pouco a pouco, com o passar dos dias, meses e anos.

A equipe de gamagrafia e todos que podem estar expostos a radiação tem um filme dosimétrico, geralmente colocado à altura do pescoço, que é enviado todos os meses para a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), ou instituições credenciadas, para serem feitas as leituras das doses acumuladas (quando o limite é superado o trabalhador é obrigado a se afastar do trabalho).

Da mesma forma existe um aparelho portátil, conhecido como Geiger Müller (fala-se gaiguer miler) que indica a existência de radiação e os valores existentes, para se colocar as barreiras de proteção do público em geral.

Toda vez que houver radiografias na área serão colocadas placas e a área será isolada. Também será acionado o sistema de comunicação alta voz, informando sobre a operação. Um

Técnico de Segurança da será acionado para avaliar, monitorar e liberar a área a ser isolada.
 

Compartilhe


Dados do artigo


Qtde. Acessos
6273
Fonte
Recebido por e-mail
Autor(ers)
Desconhecido
Criado
05/02/2013 00:35
Categorais
Palavras-chave