Onde e Porque Usar:
O respirador com filtro químico tipo semi-facial, deverá ser portado pelos operadores nas áreas operacionais. Este equipamento será utilizado em todas as situações onde houver possibilidade de conter produtos nocivos a saúde na atmosfera (ar), não poderá ser utilizado em locais como espaços confinados em que a concentração de oxigênio estiver abaixo de 19,5%, nestes casos deverão ser utilizados equipamentos independentes tipo linhas de ar mandado, equipamentos autônomos de ar, etc.
Como utilizar o respirador:
Em qualquer um dos testes, caso existir vazamentos, reposicione o respirador e reajuste os elásticos.
Inspeção e limpeza:
Qualquer anormalidade no equipamento, como: sujeiras, rasgos, furos, elásticos rasgados, o equipamento deve sofrer uma manutenção, nestes casos contate o Técnico de Segurança para proceder a substituição. Para proceder com a limpeza: deve-se retirar os filtros, lavando a peça de silicone com água e sabão neutro, deixando-a secar naturalmente.
Importante:
Quando o respirador não estiver em uso, o mesmo deverá estar acondicionado em local fechado, (bolsa ou saco plástico), afim de não reduzir a vida útil dos filtros, e mantendo ainda um adequado padrão de higiene. Você irá verificar quando o filtro químico estiver saturado quando começar a sentir o cheiro de determinado contaminante ou quando tiver dificuldades de respirar, nestes casos você deve imediatamente proceder a substituição dos filtros.
Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.
O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.