DDS - Instalações e manutenção elétrica


Não opere, não repare e não teste nenhuma máquina ou equipamento elétrico, a menos que essas tarefas façam parte de suas atribuições.

O Eletricista é a único trabalhador treinado e autorizado a fazer instalações e reparos em instalações elétricas de baixa tensão.

Este profissional conhece bem os riscos da eletricidade e antes de efetuar instalações e reparos ele segue certos procedimentos básicos de segurança e proteção, entre os quais destacamos:

  • Desliga previamente o circuito certo;
  • Coloca etiqueta e cadeado para sinalizar e bloquear o circuito, impedindo o seu acionamento acidental por outras pessoas;
  • Equipa-se com EPI’s especiais (luvas isolantes, calçados sem componentes metálicos, óculos de segurança, etc.);
  • Providencia recursos de proteção coletiva antes de iniciar o trabalho (varas de manobra, tapetes de borracha, placas, cavaletes, avisos, sinalizações, etc.);
  • Utiliza instrumental adequado para a verificação de corrente e tensão;
  • Utiliza sempre ferramentas manuais com cabos isolados.


O Eletricista, obrigatoriamente, passa por treinamento de primeiros socorros, assim, esse trabalhador está preparado e habilitado a prevenir riscos elétricos e a atuar em caso de acidente com lesão, prestando o 1° atendimento e providenciando o encaminhamento do acidentado para avaliação médica.

"Como vimos, trabalhar com eletricidade não é tarefa simples e corriqueira, ela requer profissionais treinados, habilitados e credenciados pelo empregador. Por isso, não vacile, esclareça suas dúvidas, solicite apoio técnico adequado, trabalhe em equipe e previna-se contra o risco elétrico." 

Compartilhe


Dados do artigo


Qtde. Acessos
15846
Fonte
Recebido por e-mail
Autor(ers)
Desconhecido
Criado
10/02/2013 00:03
Categorais