Jornal Segurito - Nº 120

Prezados Prevencionistas, Mais uma edição misturando várias cores da Segurança do Trabalho. Vamos ver um pouco de tecnologia, ototóxicos, avaliação qualitativa de produtos químicos, detectores de fumaça e por incrível que pareça, até sobre vidência vamos falar. Então não fique tentando adivinhar sobre os temas, inicie logo a leitura


Criado: 13 de setembro de 2016
Palavras-chave: jornal segurito


Guia EM da NBR 5410

Este Guia EM da NBR 5410 materializa dois desejos. O dos profissionais da área de instalações elétricas, que reclamavam há muito a existência de um documento desse tipo, que os auxiliasse em seu trabalho.  E o da equipe da revista Eletricidade Moderna, que vem acalentando esse projeto também há tempos.

Eletricidade Moderna tem registrado e acompanhado as sucessivas edições da norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5410. A ponto de ambas as trajetórias, a da revista e a da norma, se confundirem. A revista se tornou uma referência obrigatória quando o assunto é a norma de instalações.


Criado: 11 de setembro de 2016
Palavras-chave: guia eletricidade nbr 5410


Portaria Nº 559 DE 03/08/2016 - Determina a utilização do Sistema SESMT

Determina a utilização do Sistema SESMT - Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - e dá outras providências.

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) das empresas registradas no Ministério do Trabalho (MTb) também devem ser registrados no Sistema SESMT, disponível no sítio da internet do MTb, em até 6 meses a contar de 05/08/2016


Criado: 31 de agosto de 2016
Palavras-chave: NR-4 portaria 559 sistema SESMT


Procedimentos de Segurança para Trabalhos de Manutenção

Procedimento de SESMT, feito na Universidade de São Paulo com ítens abordados: 

  • Responsabilidades;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Serviços em altura;
  • Serviços em alvenaria;
  • Serviços de manutenção hidráulica;
  • Serviços de pintura;
  • Serviços de marcenaria/ carpintaria;
  • Serviços de jardinagem;
  • Serviços com eletricidade;
  • Serviços de serralheria;
  • Serviços com solda.

Criado: 31 de agosto de 2016


Vídeo - Olha O Trem

Vídeo mostra a imprudência de motorista ao atravessar linha de trem.


Criado: 30 de agosto de 2016
Palavras-chave: vídeo trem trânsito


Mais De 35% Dos Atletas Da Paraolimpiada São Vítimas De Acidentes

Dos 285 atletas brasileiros que participarão dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro 2016, 101 (35,4%) sofreram algum tipo de acidente, seja de carro, moto, com arma de fogo ou de trabalho. Os dados são de um levantamento feito pela Agência Brasil com base em informações fornecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.


Criado: 30 de agosto de 2016
Palavras-chave: notícia acidentes paraolimpiada


Não adianta ter programas de saúde do trabalhador e submetê-lo a uma jornada de 12 horas’, diz MPT

Ronaldo Fleury, procurador-geral do Trabalho do MPT, critica alguns pontos da flexibilização das leis trabalhistas propostas pelo governo interino de Michel Temer, pois vê riscos de prejuízos à saúde e segurança do trabalhador.

De que forma a CLT protege a saúde do trabalhador?
A limitação da jornada é uma norma de segurança do trabalho, assim como o estabelecimento dos intervalos entre as jornadas e uma série de dispositivos para profissões específicas previstos na CLT. O Ministério do Trabalho também pode editar normas regulamentadoras que têm força de lei. São feitas a partir da discussão com as empresas, trabalhadores e governo.


Criado: 30 de agosto de 2016
Palavras-chave: notícia saúde trabalhador MPT


Autorização Para Trabalho Em Altura

Autorização Para Trabalho Em Altura


Criado: 30 de agosto de 2016
Palavras-chave: SESMT APR trabalho altura


TST Autoriza Pagamento Cumulativo de Adicionais de Periculosidade e Insalubridade

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) começou a flexibilizar uma jurisprudência de anos sobre o pagamento cumulativo dos adicionais de periculosidade e insalubridade. Por unanimidade, a 7ª Turma da Corte admitiu que as empresas paguem aos empregados os dois adicionais, desde que os fatos geradores das verbas sejam distintos.


Criado: 18 de agosto de 2016


Programa De Tolerância Zero (zero para o Acidente)

Quando se escreve algum documento, tem-se como princípio guardá-lo em um arquivo. 

O nosso desejo é que este “Programa de Tolerância Zero” seja guardado sim. Mas na memória de cada trabalhador. Do mais simples ao de mais alto escalão.

Das várias atitudes de cada um desenvolver-se-á o comportamento dos trabalhadores. Todos nós somos espelhos e por isso temos responsabilidades para com o nosso colega trabalhador.
 


Criado: 18 de agosto de 2016