Cartilha de Segurança em Obra

Esta cartilha é para você trabalhador da construção civil, em cuja atividade profissional ocorre o maior número de acidentes, em todo o Brasil, o que ocasiona perdas significativas às Empresas e a Previdência. 

Tem como objetivo levar a seu conhecimento algumas regras e procedimentos de segurança, constantes na NR-18, Norma Regulamentadora específica para a construção civil, na certeza de que sempre adotados, estarão contribuindo para a certeza de que sempre adotados, estarão contribuindo para a redução de acidentes e perdas impossíveis de serem recuperadas, como a vida de um ser humano pai, filho, irmão, esposo...


Criado: 28 de setembro de 2016
Palavras-chave: sesmt cartilha segurança obra nrs


DDS - Ordem e Limpeza

Quanto ao armazenamento de materiais, além de ter de apresentar as condições seguras necessárias de empilhamento, deve-se observar se as passagens estão desobstruídas e, principalmente, se estão instalados extintores de incêndio e os locais de saída. 


Criado: 26 de setembro de 2016
Palavras-chave: sesmt dds ordem limpeza epi


Depressão Afasta 7 Brasileiros do Trabalho por Hora

O brasileiro tem em sua figura a imagem de um povo festeiro e de sorriso largo. Para o gringo então, estamos sempre felizes e cheios de amor para dar. Mas na prática, sabemos que não é bem assim e que, em muitas vezes, custa caro tentar estar sempre de bem com a vida. Na verdade, quando tratamos da vida real, o brasileiro não é lá tão feliz assim.

Segundo acompanhamento feito pelo Ministério da Previdência Social, todos os dias cerca de 215 brasileiros se afastam do trabalho por causa de transtornos de humor. O auxílio-doença é um benefício concedido, mensalmente, ao trabalhador que fica incapacitado para o trabalho, por mais de 15 dias, por motivo de doença ou acidente.


Criado: 26 de setembro de 2016
Palavras-chave: artigo depressão doença trabalho


Vídeo - Deixa Para A Próxima

Vídeo mostra a grande sorte de um motociclista ao sofrer um acidente...Hoje com certeza ele gastou uma das 7 vidas...


Criado: 26 de setembro de 2016
Palavras-chave: vídeo acidente moto carro sorte


Fique de Olho - Alterações na NR-09, NR-12, NR-34 e NR-35

No dia, 22 de setembro de 2016, foi publicado no Diário Oficial da União – DOU as Portarias nº 1.109, nº 1.110, nº 1.111, nº 1.112 e nº 1.113 de 21 de Setembro de 2016 do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Houve alterações nas NR-09, NR-12, NR-34 e NR-35. Confira abaixo, breve descritivo das mudanças.As alterações são significativas e merecem atenção quanto a sua aplicação.


Criado: 25 de setembro de 2016


Apresentação sobre Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da construção

Apresentação do Eng. Civil Keillon Oliveira Cabral, sobre Trabalho Seguro e Saudável na  Indústria da construção, mostrando imagens sobre que acidentes não acontessem por acaso, e sim por descaso.

É uma boa seleção de imagens para utilizar e consientizar os trabalhadores.


Criado: 25 de setembro de 2016


Principais Normas Regulamentadoras

Apresentação com os principais informações das Normas Regulamentadoras usadas no dia-a-dia.


Criado: 23 de setembro de 2016
Palavras-chave: SESMT NR normas regulamentadoras


Vídeo - Espaços Confinados - Suporte De Ombro E Cadeirinha

Vídeo com explicações de como utilizar o suporte de ombros e cadeirinha em espaços confinados.


Criado: 23 de setembro de 2016


OGMO deve Responder pelas Doenças Profissionais do Trabalhador Portuário Avulso (Santos / SP)

Decisão proferida pela 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho Paulista entendeu que como o OGMO deve ser responsabilizado diante do acometimento de doenças profissionais insidiosas, no caso uma hérnia de disco e outros problemas vertebrais, que incapacitaram parcialmente um trabalhador portuário avulso.


Criado: 21 de setembro de 2016


JT valida autos de infração do Ministério do Trabalho lavrados fora do local de inspeção

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que considerou válidos os autos de infração por trabalho análogo ao escravo lavrados pelos fiscais do Ministério do Trabalho fora do local da inspeção. A ministra Dora Maria da Costa, relatora do processo, considerou correto o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MS) no sentido de que se tratava de modalidade de fiscalização indireta, prevista no artigo 30 do Decreto 4.552/2002.


Criado: 21 de setembro de 2016
Palavras-chave: TST processo escravo infração