Guia De Gerenciamento De Riscos De Obras Rodoviárias - Fundamentos

A Lei N.o 12.462, de 4 de agosto de 2011, instituiu, entre outras medidas, um novo modelo de contratação: o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC. Entre os regimes de contratação estabelecidos no RDC, poderá ser utilizado o regime de contratação integrada nas licitações de obras e serviços de engenharia.


Criado: 02 de agosto de 2016


Áudio - Perigos da eletricidade - Parte 3

Na terceira parte da entrevista, o engenheiro Edson Martinho faz uma análise dos riscos da energia elétrica do lado de fora da casa.


Criado: 19 de julho de 2016
Palavras-chave: SESMT áudio eletricidade perigo


Áudio - Perigos da eletricidade - Parte 2

Na segunda parte da entrevista, o engenheiro Edson Martinho conversa sobre os cuidados com equipamentos elétricos em ambientes úmidos como o banheiro.


Criado: 19 de julho de 2016
Palavras-chave: SESMT áudio eletricidade perigo


Áudio - Perigos da eletricidade - Parte 1

Engenheiro conversa sobre as mudanças que devem ser feitas no sistema elétrico residencial para evitar que um curto se transforme em risco de morte.


Criado: 19 de julho de 2016
Palavras-chave: SESMT áudio eletricidade perigo


DDS - Farol Ligado

Aumento de visibilidade
Mesmo durante o dia, a luz pode atrapalhar a visibilidade do motorista à longa distância.  Nestes casos, ofarol aceso ajuda o motorista visualizar carros, motos e outros veículos que estiverem na via. O ganho de visão é de aproximadamente 3 quilômetros e também facilita a localização do seu carro por outros motoristas.
Carros na cor preto ou cinza podem ser ainda mais beneficiados pela nova regra pois não se destacam tanto como outras cores.
 


Criado: 19 de julho de 2016
Palavras-chave: DDS farol trânsito cuidados


DDS - Improvisações De Ferramentas Ou Uso Inadequado

Use a ferramenta CERTA para o trabalho que vai executar. Saiba a finalidade de cada ferramenta e use-a da maneira correta.

Dicas:

  • Nunca utilize canivetes como serras. Pois os estiletes e canivetes não são capazes de nos fornecer total controle de direção;

  • Use a ferramenta para o que ela foi projetada de maneira correta, nunca improvise. A utilização incorreta da ferramenta pode quebrá-la, causando-lhe ferimento;


Criado: 18 de julho de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 28 - Estrutura De Concreto - Armações de Aço

As barras de aço, mais conhecidas como vergalhões da construção, são amarradas umas às outras com arame recozido.

Juntos, arames e vergalhões formam as armações, que dão estrutura e firmeza às peças de concreto. Nunca se esqueça de se precaver: sinalize e isole o local de movimentação, faça tudo pela segurança.


Criado: 08 de julho de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 27 - Estrutura De Concreto - Fôrmas

As formas de metal ou madeira são fundamentais para uma obra segura, e não podem romper nunca. São importantes porque possuem fácil manuseio, suportam pequenas deformações, não grudam e não alteram as características do concreto.

Um profissional habilitado é responsável por fazer o projeto e acompanhar a instalação. Todos da equipe devem saber como construir e operar as formas. Para garantir proteção, os equipamentos devem ser completos, com capacete, botas, cinturão do tipo paraquedista, luvas de couro e óculos.


Criado: 08 de julho de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 26 - Estrutura De Concreto - Carpintaria

A serra circular usada na construção é composta por uma mesa lisa, firme, com abertura para a lâmina e um motor elétrico. Conforme a madeira utilizada, os tamanhos dos dentes e discos podem variar.

Para operá-la, o trabalhador tem que ser qualificado e usar todos os equipamentos certos de proteção individual (EPIs).


Criado: 08 de julho de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 25 - Estrutura De Concreto - Cimbramento

O cimbramento garante a sustentação da estrutura das obras: vigas, lajes, pilastras. Os suportes, também conhecidos como escoramentos, fixam as formas até o concreto secar, e asseguram a circulação dos operários sem riscos de desabamento.


Criado: 08 de julho de 2016


Sobre


Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.

O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.

Redes Sociais