Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 21 - Plataformas de Proteção - Bandejas

O trabalho em alturas requer o uso cuidadoso de plataformas de proteção. Sempre que uma obra atingir mais de quatro pavimentos, é obrigatório instalar a plataforma principal de proteção e as plataformas secundárias, que garantem a qualidade e a segurança do trabalho.
 


Criado: 01 de maio de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 20 - Rampas e Passarelas

Rampas e passarelas abrem caminhos e facilitam o deslocamento do trabalhador na hora de atravessar de um lado a outro da obra. Parece simples, mas exige atenção à segurança.

A construção, com piso, guarda-corpo e pontos de fixação, tem que seguir a norma técnica.
 


Criado: 01 de maio de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 19 - Guarda-corpos e rodapé

Trabalhar em construção exige cautela redobrada. O Sistema de Guarda-corpos e Rodapé (GcR) dá mais segurança.

A instalação é obrigatória, sempre que houver risco de queda de pessoas, materiais, ferramentas ou a partir da primeira laje. Assim como todo sistema de proteção coletiva, deve ter projeto de execução de acordo com as etapas da obra, especificações técnicas e cronograma de instalação das medidas preventivas. Todos esses documentos fazem parte do PCMAT.


Criado: 01 de maio de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 18 - Escadas Fixas

As escadas fixas do tipo marinheiro e de uso coletivo são usadas com frequência na construção civil. A do tipo marinheiro só aparece nos casos em que a inclinação entre os pisos tem de 75 a 90 graus, com altura maior que seis metros para cima ou para baixo. 


Criado: 14 de abril de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 17 - Escadas Portáteis

A escada portátil tem grande utilidade em diversas situações, principalmente nos trabalhos pequenos e provisórios. Ela pode ser de mão, de abrir ou extensível, em metal, madeira ou qualquer outro material resistente e estável.


Criado: 06 de abril de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 16 - Cadeiras Suspensas

Quando o andaime não é apropriado para o trabalho, usa-se a cadeira suspensa, sempre com atenção às medidas de segurança. A estrutura e a fixação do equipamento ficam sob a responsabilidade de um profissional habilitado. Depois do projeto feito, elabore o plano de montagem e a ART.


Criado: 06 de abril de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 15 - Cabos de aço e de fibra sintética - Parte 2

Cuidado nunca é demais com cabos de aço e de fibra sintética. Por isso, vale a pena ler mais sobre eles para trabalhar de forma segura. Tudo o que não estiver em perfeito estado deve ser substituído. A inspeção tem que ser diária: verifique se o cabo está corroído, desgastado, esmagado, achatado, com gaiolas ou arames quebrados; confira as emendas e conexões; cabos com dobras ou torções não têm conserto.


Criado: 04 de abril de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 14 - Cabos de aço e de fibra sintética - Parte 1

Nos trabalhos pesados, é preciso acionar a resistência dos cabos de aço e dos de fibra sintética. Eles podem ser usados em equipamentos de perfuração, elevação, máquinas de terraplanagem e içamento. A utilização segura depende da atenção para alguns detalhes que você vai conhecer agora.


Criado: 04 de abril de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 13 - Barreiras com Redes

Os operários são muito importantes para o canteiro de obras, com a ajuda de ferramentas, equipamentos, materiais de construção e muito trabalho. Nas alturas, o sistema de barreira com redes tem papel primordial e dicas especiais de segurança, para anular os riscos de queda.


Criado: 04 de abril de 2016


Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 12 - Barreiras Horizontais - Pisos e Shafts

Barreiras horizontais fazem parte da proteção coletiva contra quedas. Aberturas no piso ou na laje da construção merecem medidas de segurança. Primeiro, procure saber se o vão está sendo usado para transporte de materiais. Caso não tenha esse objetivo, prefira o guarda- corpo ou o assoalho provisório sem frestas. 


Criado: 04 de abril de 2016