MTE Responsabiliza Fabricante por Trabalho Escravo

Uma fiscalização em dois centros de distribuição de produtos da Coca-Cola em Minas Gerais identificou 179 caminhoneiros e ajudantes de entrega sistematicamente submetidos a jornadas exaustivas que configuram, segundo os auditores responsáveis pela ação, condições análogas às de escravo. Entre agosto de 2015 e março de 2016, cada um deles realizou uma média de, ao menos, 80 horas extras por mês. Situações extremas incluíam ainda médias de 140 horas extras mensais e um dia inteiro de trabalho ininterrupto na mesma semana em que um trabalhador já enfrentara jornadas com mais de 12 e 14 horas.


Criado: 29 de setembro de 2016


O Que é APR - Análise Preliminar de Riscos

A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste do estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional.


Criado: 29 de setembro de 2016


Petrobras é Condenada por Suspender Membro da CIPA que Fotografou Local de Trabalho Insalubre

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) a pagar indenização por danos morais a um empregado, membro de CIPA, suspenso por fotografar local insalubre da empresa. A Turma acolheu recurso do trabalhador e reformou decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), que, apesar de ter anulado a pena de suspensão, indeferiu a indenização, por entender que ela se insere no âmbito do poder disciplinar do empregador.


Criado: 28 de setembro de 2016


Alimentação Fornecida pelo Empregador Integra ou Não o Salário?

O fornecimento de alimentação ao trabalhador é uma faculdade do empregador, já que não há qualquer lei que imponha essa obrigação. Ao optar por fornecê-la, além de contar com uma maior satisfação de seu empregado em ter essa comodidade, o empregador também se beneficia, já que, por exemplo, evita dispersão do empregado ao sair do ambiente de trabalho por um período maior e diminui consideravelmente os riscos de acidente de trajeto, além de contar com incentivos fiscais.


Criado: 28 de setembro de 2016


Cartilha de Segurança em Obra

Esta cartilha é para você trabalhador da construção civil, em cuja atividade profissional ocorre o maior número de acidentes, em todo o Brasil, o que ocasiona perdas significativas às Empresas e a Previdência. 

Tem como objetivo levar a seu conhecimento algumas regras e procedimentos de segurança, constantes na NR-18, Norma Regulamentadora específica para a construção civil, na certeza de que sempre adotados, estarão contribuindo para a certeza de que sempre adotados, estarão contribuindo para a redução de acidentes e perdas impossíveis de serem recuperadas, como a vida de um ser humano pai, filho, irmão, esposo...


Criado: 28 de setembro de 2016
Palavras-chave: sesmt cartilha segurança obra nrs


Depressão Afasta 7 Brasileiros do Trabalho por Hora

O brasileiro tem em sua figura a imagem de um povo festeiro e de sorriso largo. Para o gringo então, estamos sempre felizes e cheios de amor para dar. Mas na prática, sabemos que não é bem assim e que, em muitas vezes, custa caro tentar estar sempre de bem com a vida. Na verdade, quando tratamos da vida real, o brasileiro não é lá tão feliz assim.

Segundo acompanhamento feito pelo Ministério da Previdência Social, todos os dias cerca de 215 brasileiros se afastam do trabalho por causa de transtornos de humor. O auxílio-doença é um benefício concedido, mensalmente, ao trabalhador que fica incapacitado para o trabalho, por mais de 15 dias, por motivo de doença ou acidente.


Criado: 26 de setembro de 2016
Palavras-chave: artigo depressão doença trabalho


DDS - Ordem e Limpeza

Quanto ao armazenamento de materiais, além de ter de apresentar as condições seguras necessárias de empilhamento, deve-se observar se as passagens estão desobstruídas e, principalmente, se estão instalados extintores de incêndio e os locais de saída. 


Criado: 26 de setembro de 2016
Palavras-chave: sesmt dds ordem limpeza epi


Vídeo - Deixa Para A Próxima

Vídeo mostra a grande sorte de um motociclista ao sofrer um acidente...Hoje com certeza ele gastou uma das 7 vidas...


Criado: 26 de setembro de 2016
Palavras-chave: vídeo acidente moto carro sorte


Apresentação sobre Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da construção

Apresentação do Eng. Civil Keillon Oliveira Cabral, sobre Trabalho Seguro e Saudável na  Indústria da construção, mostrando imagens sobre que acidentes não acontessem por acaso, e sim por descaso.

É uma boa seleção de imagens para utilizar e consientizar os trabalhadores.


Criado: 25 de setembro de 2016


Fique de Olho - Alterações na NR-09, NR-12, NR-34 e NR-35

No dia, 22 de setembro de 2016, foi publicado no Diário Oficial da União – DOU as Portarias nº 1.109, nº 1.110, nº 1.111, nº 1.112 e nº 1.113 de 21 de Setembro de 2016 do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Houve alterações nas NR-09, NR-12, NR-34 e NR-35. Confira abaixo, breve descritivo das mudanças.As alterações são significativas e merecem atenção quanto a sua aplicação.


Criado: 25 de setembro de 2016