Apostila Equipamentos de proteção individual (EPI)

Neste artigo, adicionamos uma apostila/trabalho sobre EPI. Ela esta bem completa.

Um país não pode crescer se não possuir grandes parques e instalações de pólospetroquímicos que subsidiem matérias primas para a composição dos produtos necessários à manutenção da vida diária. 

O vazamento de produtos químicos para o meio ambiente tem sido ocasionado por aspectos humanos e materiais, envolvendo os vários segmentos que manipulam estas substâncias, tais como: 

  • laboratórios;
  • áreas de estocagem, tais como almoxarifados, depósitos e pátios, dentre outros;
  • processos de fabricação;
  • atividades de transporte, rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e por dutos.

As substâncias químicas têm gerado diversos riscos ao homem e ao meio ambiente, causando danos corporais e materiais e, ainda, provocando a morte de várias espécies. 

Neste sentido, o crescente número de acidentes envolvendo produtos perigosos vem preocupando, consideravelmente, as autoridades e segmentos envolvidos em todo o mundo. 

Os acidentes envolvendo produtos químicos perigosos requerem cuidados especiais, bem como pessoal habilitado e treinado para o seu atendimento, tendo em vista os riscos de inflamabilidade, toxidez e corrosividade, proporcionados por essas substâncias perigosas quando do seu vazamento ou derrames acidentais, gerando atmosferas contaminadas por gases e vapores. 

O atendimento a esses episódios gera diversos riscos à integridade física dos profissionais que desenvolvem atividades nesses cenários. Neste sentido, nas emergências que envolvem substâncias químicas perigosas, é de suma importância que os envolvidos no atendimento utilizem Equipamentos de Proteção Individual – EPI, de acordo com os riscos apresentados pelas substâncias envolvidas, o volume do vazamento, locais atingidos e as atividades a serem realizadas. 
 

Download via Google Drive





Dados do artigo


Autor(ers):
Marco Antonio José Lainha
Edson Haddad
Qtde. Acessos:
11029
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
4/13/2013 12:00:00 AM

Compartilhe


Sobre


Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.

O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.

Redes Sociais