DDS - Queda de materiais

Tome todas as precauções possíveis contra a queda de materiais.

Todos os pisos de andaimes, balancins, elevadores e plataformas elevadas de trabalho devem ser mantidos limpos e desobstruídos permanentemente.

As atividades sujeitas a este risco deverão no planejamento de cada tarefa, prever a uso de baldes metálicos providos de alças para o recolhimento de parafusos, porcas, rebites, peças, ferramentas, pedaços de tubos, pontas de eletrodo, discos de desbaste, etc.

As peças de maior diâmetro como: pranchões, perfis, chapas, partes de equipamentos e assemelhados devem ser mantidos em posição que evite o tombamento ou queda. Estas peças em princípio não podem ficar soltas em níveis elevados. Caso tenham que permanecer nesses locais, deverão estar travadas e amarradas.

As ferramentas manuais utilizadas nos trabalhos em altura deverão ter dispositivo que permita que a mesma fique presa ao pulso do usuário.

Todos os materiais que precisarem ser movimentados por máquinas, deverão seguir técnicas específicas de movimentação e de proteção. Essas atividades devem ser executados por profissionais treinados e habilitados.

É expressamente proibido jogar peças, ferramentas, dispositivos, pranchões, andaimes de quadros, tubos de andaime, etc. Tais itens deverão ser manipulados com cordas, tanto na subida quanto na descida.

"Não fique alheio, converse com os integrantes de sua equipe, colabore dando sua opinião. Ela poderá ser decisiva na proteção contra a queda de materiais." 
 

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Desconhecido
Qtde. Acessos:
11710
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
2/9/2013 2:00:00 AM

Compartilhe