DDS - Proteção dos olhos

Você sabia que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão?

Pois e, pesquisas Internacionais apontam, se perdermos a visao deixamos de perceber cerca de 80% do que esta a nossa volta.

Hoje 20,5% dos acidentes que ocorrem com equipes de manutencao envolvem lesoes nos olhos. Atualmente tem ocorrido lesoes simples, mas se ocorrer uma perda de visao o que faremos, alguem ja pensou nisso?

Você conhece algum deficiente visual (cego) que trabalhe numa planta petroquimica?

Cuidar da qualidade de vida no trabalho, preservando a seguranca e a saude e nossa responsabilidade, no entanto, o que temos feito para preservar a qualidade da nossa visao?

Participar do Programa de Saude prestando os exames solicitados e das Campanhas de Prevenção de Acidentes promovidas pelo Depto. Segurança já e um grande passo, por isso, nao mantenha-se indiferente, participe desses programas, pergunte, questione, tire suas dúvidas e, acima de tudo respeite as normas e procedimentos de segurança.

Nas nossas tarefas diarias podemos ter os olhos atingidos por: fagulhas, rebarbas, poeiras, fuligens, respingos quimicos e radiacoes luminosas intensas (raios luminosos de solda e oxicorte).

Para protegermos contra esses riscos, contamos com normas e procedimentos de seguranca e Equipamentos de Protecao Coletiva e Individual os quais podemos destacar:

  • Protetores contra radiacao luminosa;
  • Protetores contra particulas multidirecionais (fagulhas e rebarbas);
  • Protetor facial;
  • Óculos de proteçõo contra impacto;
  • Óculos de proteçõocontra respingos;
  • Óculos com lentes escuras para radiacoes luminosas.
  • Como vimos, ha uma serie de recursos para prevenirmos Iesoes nos olhos, basta praticarmos as orientacoes de seguranca adotadas pelo Depto. Seguranca.


E nossa responsabilidade, todos os dias planejarmos as nossas atividades e praticarmos as orientacoes de seguranca para cada tarefa.

"Veja a vida com bons olhos, cuide deles hoje para nao sofrer amanha!"
 

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Desconhecido
Qtde. Acessos:
16378
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
11/25/2011 3:00:00 AM

Compartilhe