bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


DDS - Instrução básica de uso, guarda e conservação de respiradores tipo semi-facial


Onde e Porque Usar:
O respirador com filtro químico tipo semi-facial, deverá ser portado pelos operadores nas áreas operacionais. Este equipamento será utilizado em todas as situações onde houver possibilidade de conter produtos nocivos a saúde na atmosfera (ar), não poderá ser utilizado em locais como espaços confinados em que a concentração de oxigênio estiver abaixo de 19,5%, nestes casos deverão ser utilizados equipamentos independentes tipo linhas de ar mandado, equipamentos autônomos de ar, etc.

Como utilizar o respirador:

  • Coloque o respirador no rosto e posicione o elástico superior sobre a cabeça;
  • Encaixe os elásticos inferiores, ligando as presilhas atrás do pescoço;
  • Posicione o respirador no rosto de modo a obter uma boa visibilidade e adequada selagem;
  • Puxe as extremidades dos elásticos superiores, e depois os inferiores, para ajustar o respirador no rosto;
  • Faça os testes de selagem de pressão positiva e negativa para verificar o ajuste;
  • Para verificar a selagem proceda da seguinte forma:
    • Pressão positiva: Coloque a palma da mão sobre a válvula de exalação e sopre com força várias vezes, a peça facial deverá expandir suavemente sem ocorrer vazamentos
    • Pressão negativa: Coloque as mãos sobre os cartuchos e ou filtros, ou algo que faça com que o ar não passe entre os mesmos, ex. Plástico. Então aspire com força várias vezes o respirador deverá comprimir-se sem ocorrer vazamentos


Em qualquer um dos testes, caso existir vazamentos, reposicione o respirador e reajuste os elásticos.

Inspeção e limpeza: 
Qualquer anormalidade no equipamento, como: sujeiras, rasgos, furos, elásticos rasgados, o equipamento deve sofrer uma manutenção, nestes casos contate o Técnico de Segurança para proceder a substituição. Para proceder com a limpeza: deve-se retirar os filtros, lavando a peça de silicone com água e sabão neutro, deixando-a secar naturalmente.

Importante: 
Quando o respirador não estiver em uso, o mesmo deverá estar acondicionado em local fechado, (bolsa ou saco plástico), afim de não reduzir a vida útil dos filtros, e mantendo ainda um adequado padrão de higiene. Você irá verificar quando o filtro químico estiver saturado quando começar a sentir o cheiro de determinado contaminante ou quando tiver dificuldades de respirar, nestes casos você deve imediatamente proceder a substituição dos filtros.


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Desconhecido
Qtde. Acessos:
9096
Seção/Categoria:
SESMT DDS



Usuário: Admin | Criado: 11/02/2013 00:01:00 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.