DDS - Cuidados com a saúde: a droga do álcool

A Droga do Álcool:

Existe uma droga legal, no sentido do Código Penal Brasileiro, que pode ser adquirida e consumida em qualquer esquina, rua ou loja de qualquer cidade pequena ou média. E o álcool, puro, misturado disfarçado com xaropes de frutas. Da mesma forma que as chamadas drogas pesadas - ou ilegais - causa prejuízos físicos e materiais a pelo menos 10% da população brasileira. Mata mais rapidamente do que diz o folclore. E mata não só de doenças do aparelho hepático (fígado), mas cardíacos e cerebrais. É uma doença reconhecida pela OMS -
Organização Mundial da Saúde, como progressiva e incurável. Atinge não só o doente, mas também a família e a sociedade.

O principal sintoma de uma pessoa compulsivo pelo Álcool é o desejo incontrolável de beber.

O Normal e o Doente:

Uma das discussões mais polêmicas do alcoolismo é a que indaga, onde termina o beber normal e começa a doença.

Um critério mais abrangente é o que considera ocorrer alcoolismo quando existe a perda da liberdade sobre o ato de beber. Isto é, quando se bebe costuma-se normalmente levar em conta se a ingestão de álcool naquele momento é adequada, se não vai interferir com algum compromisso pessoal ou profissional.

Já para o alcoólatra, esta capacidade de decisão fica perdida, ele vai beber independente das complicações para si e para os outros. O dia passa a ser planejado em função do beber.

O processo de transição é longo, ninguém bebe normalmente num dia e começa alcoólatra no outro. Começar a beber pela manhã é um sinal da doença.

O álcool destrói o homem, a família e prejudica todos os segmentos da sociedade em proporções devastadoras.
Um dos tratamentos mais eficazes e conhecidos de todos, é gratuito sem distinção de classe social, sexo, religião. E o proporcionado pelo grupo de Alcóolicos Anônimos, o único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber.

Se você tem algum familiar, colega ou conhecido dependente de drogas, converse com a pessoa e a ajude a procurar assistência.

Nunca é tarde para tirar uma vida do abismo das drogas. 
 

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Desconhecido
Qtde. Acessos:
10403
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
2/5/2013 12:37:18 AM

Compartilhe