DDS - Condições perigosas no uso de maçaricos

Antes de qualquer coisa, vamos definir o instrumento de trabalho conhecido pelo nome “maçarico”.
Trata-se de um aparelho no qual se processa a mistura sob determinada pressão de um gás comburente com outro combustível. Depois de inflamada, esta mistura produz uma chama, com uma temperatura aproximada de 3.200 graus centígrados, portanto, capaz de fundir os metais que não contenham mais de 1,9% de carbono.

Vamos conhecer estes gases. 

ACETILENO

É um gás incolor de cheiro característico e altamente combustível. Sua notação química é C2H2. É um composto instável, sujeito a violentas explosões quando se decompõe. Por este motivo, este gás não deve ser comprimido, quando puro, para suportar pressões superiores a 15Lb./Pol2. Em determinadas condições, quando em contato com a prata, mercúrio e cobre, pode provocar explosões. Precauções no manuseio dos cilindros:

  • Nunca deixar os cilindros de Acetileno diretamente sob o sol;
  • Os cilindros deverão ser armazenados em locais adequados e seguros;
  • Evitar os choques, quedas ou golpes com os cilindros de Acetileno;
  • Não utilizar qualquer peça ou tubo de cobre ou latão, para a circulação do Acetileno;
  • Usar sempre um regulador de Acetileno, ligado à válvula do cilindro, seja qual for à aplicação dada ao gás.


Efeitos:

O acetileno é um gás anestésico, não venenoso. Suas concentrações muito altas em ambientes fechados sufocarão o ser humano, em virtude da exclusão do oxigênio. Os trabalhos em altas estruturas, onde as vertigens podem ocasionar, quedas, com graves conseqüências, deve-se ter o cuidado de não respirar muito o acetileno. 

OXIGÊNIO

É um gás comburente, incolor e insípido, seu símbolo é O2 e seu peso é 32. Convém mencionar que, no ar, o oxigênio entra na proporção de 21% e o nitrogênio com quase 79%. Em pequenas quantidades, existem ainda, na composição do ar, os chamados gases raros, são eles: Hélio, Xenônio, Argônio e o Criptônio. 

Preucações gerais:

  • Nunca utilize oxigênio em aparelhos para os quais seja necessário o ar comprimido;
  • Evite qualquer contato de óleo ou graxa, com qualquer parte do cilindro, da rede, reguladores ou dos seus acessórios. O óleo ou a graxa pode formar compostos e queimar violentamente, na presença do oxigênio.


Ao ligar diretamente o maçarico deve-se observar: 

  • Se há qualquer vazamento de oxigênio e acetileno no maçarico, reguladores, válvula hidráulica, mangueira e válvula de retenção;
  • Observar a tabela progressiva de regulagens como padrão, pelas fábricas de maçaricos;
  • Jamais utilizar o oxigênio para refrigerar o ambiente de trabalho. Pôr ser altamente comburente, isto é, pôr ativar a combustão, altas concentrações poderão ocasionar combustão, seguida de explosão.


O RETROCESSO DA CHAMA: 

O manuseio incorreto do maçarico pode causar o retrocesso da chama. Esta se apaga com um estalo. Principais causas:

  • Toque do bico do maçarico na peça;
  • O super aquecimento do bico do maçarico;
  • Utilização de pressões inadequadas;
  • Bico mal apertado;
  • Sujeira na sede do bico do maçarico;
  • Vazamento;
  • Quando o motivo do retrocesso tiver sido determinado e eliminado o seu agente, o maçarico poderá ser aceso novamente, pela maneira usual. 


ENGOLIMENTO DA CHAMA: 

O engolimento da chama ocorre quando a chama queima de volta para dentro do maçarico, comumente com um silvo agudo. No caso de acontecer um engolimento da chama proceda como segue: 

  • Feche imediatamente a válvula do acetileno; NOTA: dependendo do período, isto é, do tempo que se leva para fechar a válvula, poderá o operador optar em fechar a válvula do acetileno ou do oxigênio. Quando se verificar o engolimento da chama, a queima interna pode chegar até ao derretimento do divergente. Neste caso, que uma é uma exceção do processo de fechamento, fecha-se à válvula do oxigênio;
  • Fechar a válvula de oxigênio de corte;
  • Se os engolimentos ocorrem, mesmo após a verificação dos motivos prováveis, já descritos, leve o maçarico à seção de recondicionamento para a eliminação do defeito ou descarte-o

 



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Recebido por e-mail
Autor(ers):
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  Criado:  
10/25/2011 12:00:00 AM

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