bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


DDS - Andaimes, guarda-corpo e rodapé em plataformas de trabalho


Todas as plataformas de trabalho com risco de queda de materiais devem dispor de sistema de guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras em todo o perímetro, com exceção do lado da face do trabalho. Isso é o que exige a NR 18 do Ministério do Trabalho.

Para que essas plataformas de trabalho estejam adequadas e montadas com qualidade, precisarão ter garantidas as seguintes medidas:

  • Instalar guarda-corpo a altura de 1,20 m para o travessão superior e O,7O m para o travessão intermediário;
  • Todos esses travessões deverão estar presos solidamente;
  • Rodapé deverá ter uma altura de 0,20 m em toda a periferia do andaime, passarela ou plataforma.
  • Ter os vãos entre travessas de guarda-corpo preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o adequado fechamento da abertura.

Além desses cuidados, é obrigatória a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais.

Toda a abertura em plataforma ou pisos deve ter fechamento provisório resistente e, em caso de ser usada para transporte vertical de materiais, deve ser protegida por guarda-corpo fixo, no ponto de entrada e saída de material e por sistema de fechamento do tipo cancela ou similar.

Em todos os acessos de entrada a torre de elevador deve ser instalada uma barreira (cancela), recuada a 1,0 m da mesma, para bloquear o acesso acidental de pessoas à torre.

É expressamente proibida a utilização de escadas e outros meios sobre plataforma de trabalho, desde que não sejam adequadamente projetadas e montadas.

O acesso a plataformas de trabalho deverá ser garantido por escadas tipo de marinheiro, adequadamente montadas e com guarda-corpo a partir de 3,0 m de altura.

Os andaimes não devem ficar sobrecarregados. As cargas devem ficar distribuídas de maneira uniforme, tanto quanto possível. Use somente material para a aplicação imediata. estando sua plataforma limpa, sem entulhos e outros materiais.

  • Nunca pule sobre pisos de andaimes (o pranchão pode quebrar);
  • Nunca empurre peças ou cargas pesadas sobre pisos de andaimes.


Não se esqueça de travar os pranchões de andaimes nos dois apoios, (pranchões soltos causam quedas de pessoas e de materiais).

Tenha certeza de que todo o piso do andaime está completo (sem aberturas), com rodapé em toda a periferia.

O piso do andaime para ser seguro precisa ter pranchões que estejam em bom estado de conservação, ou seja, não podem estar rachados, podres, com furos, ter nós ou cupins. Mande retirar todos os pregos dos pranchões de andaimes antes de usá-los. 


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Desconhecido
Qtde. Acessos:
13500
Seção/Categoria:
SESMT DDS



Usuário: Admin | Criado: 09/02/2013 04:00:00 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.