bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


Artigo - Programa de prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes em serviços de saúde


A exposição ocupacional a patógenos de transmissão sanguínea provocada por acidentes com agulhas e outros materiais perfurocortantes é um problema grave, mas muitas vezes pode ser prevenida. 

Os Centers for Diseases Control and Prevention (CDC), nos EUA, estimam que anualmente ocorram aproximadamente 385.000 acidentes com materiais perfurocortantes envolvendo trabalhadores da saúde que atuam em hospitais(1). 

Exposições semelhantes também ocorrem em outros serviços de assistência à saúde, como instituições de longa permanência para idosos, clínicas de atendimento ambulatorial, serviços de atendimento domiciliar (home care), serviços de atendimento de emergência e consultórios particulares. 

?Os acidentes percutâneos com exposição a material biológico estão associados principalmente com a transmissão do vírus da hepatite B (HBV), do vírus da hepatite C (HCV) e do vírus da imunodefi ciência humana (HIV), mas também podem estar envolvidos na transmissão de outras dezenas de patógenos(2-5).


Arquivos do artigo


Download Documento - Artigo completo

Dados do artigo


Fonte:
FUNDACENTRO
Origem:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Cristiane Rapparini
Érica Lui Reinhardt
Qtde. Acessos:
1657
Seção/Categoria:
Normas NR-32



Usuário: Admin | Criado: 13/11/2014 17:21:07 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.