bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


Empregado que adoeceu por exposição ao benzeno ganha indenização


3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) condenou, por unanimidade, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) a pagar R$ 25 mil de danos morais mais pensão vitalícia a um ex-empregado que desenvolveu, por exposição prolongada ao benzeno, leucopenia (redução no número de glóbulos brancos no sangue, responsáveis pelas defesas do organismo).

O reclamante trabalhou como terceirizado nas dependências da empresa, em Volta Redonda, por cerca de 14 anos, de 1986 a 2000. Ele sempre exerceu atividades relacionadas ao processo de transformação de carvão mineral, denominado coqueria, em ambiente exposto ao constante vazamento de gás benzeno.

No recurso ordinário, a CSN tentou afastar sua responsabilidade, sob a alegação de falta de provas do nexo causal entre a atividade laboral e a doença ocupacional do reclamante. Em seu voto, o relator do acórdão, desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, lembrou que a empresa já respondera a uma ação civil pública - cujas provas foram tomadas emprestadas pela reclamação trabalhista - que questionava a situação precária dos trabalhadores terceirizados e sua contaminação por gases.

"Assim, extrai-se do conjunto probatório que a enfermidade do autor está manifestamente relacionada com o exercício da atividade que exerceu junto à reclamada, que não se preocupou em adotar medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador”, assinalou o desembargador.

Desse modo, o colegiado manteve a condenação por danos morais em R$ 25 mil e reformou a sentença de 1º grau apenas quanto ao valor da pensão vitalícia, que ficou limitado a 50% da última e maior remuneração do reclamante, tendo em vista sua incapacidade parcial e permanente para o trabalho. Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

0396300-67.2005.5.01.0342 Pet 


Dados do artigo


Origem:
http://www.granadeiro.adv.br/
Qtde. Acessos:
1207
Seção/Categoria:
Artigos Jurisprudência



Usuário: Admin | Criado: 17/09/2013 00:00:00 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.