bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


Diversidade - O que é e o que ela pode fazer pelos seus negócios?


Diversidade deixou de ser uma opção para as empresas, diversidade é considerada hoje um fator importante para o modelo de negócio de qualquer organização. A contribuição da onvivência entre as diferenças, seja de gênero, cor, religião ou classes, entre outras, é elemento de impacto nos resultados corporativos. Sempre na defesa das melhores e mais inovadoras práticas empresariais em todo o Brasil, a Amcham reforçará este ano sua atuação no campo da diversidade, com realização de seminários, workshops e lançamento, em São Paulo, de um comitê específico para discussão deste tema.

Esta cartilha, elaborada em colaboração com Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, expert no assunto, é a primeira contribuição da Amcham para que empresas de qualquer porte tomem conhecimento dos caminhos disponíveis na abordagem da diversidade e descubram práticas que as auxiliem na adoção de ações inclusivas, que resultem em aior harmonia e resultados para seus negócios.

O QUE É DIVERSIDADE?

A diversidade é uma característica da vida. Ou, mais do que isso, é o segredo da vida. Diversidade é uma riqueza e não um problema ou um “defeito” da comunidade humana. O que há de mais universal na comunidade humana é a diversidade. As pessoas são diferentes umas das outras de muitas maneiras e também compartilham muitas coisas em comum.

Diversidade, neste sentido, é o conjunto de diferenças e semelhanças que caracterizam as pessoas e as tornam únicas, singulares, com seus grupos de pertencimento dos mais variados. 

Estamos falando de características como sexo, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, idade, religião, costumes, hábitos, nacionalidade, naturalidade, crenças, opiniões, raça, cor, ter uma deficiência, ter uma história de vida e, com tudo isso e muito mais, ser uma pessoa única e sem igual no mundo. 

A diversidade é uma riqueza que deve ser valorizada e promovida. Valorizar é considerar a diversidade na tomada de decisões, no momento de realizar escolhas, para que ela esteja presente e possa se expressar. Promover a diversidade é encontrar oportunidades para que ela se faça presente porque é uma riqueza e, por meio da gestão, deve adicionar valor a todos e todas. 

No ambiente de negócios, a escolha a favor da diversidade deve estar presente no relacionamento com todos os seus públicos essenciais: público interno, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e comunidade, entre outros.

Diversidade é um tema que ajuda a empresa a lidar melhor com as características das pessoas e, portanto, com fatos da vida. Faz parte da vida ser jovem, envelhecer, engravidar, ser pai, ser mãe, casar, não casar, enviuvar, separar, migrar, adoecer, ser branco, ser negro, indígena ou oriental. Faz parte da vida ter preferências, opiniões, gostos, hábitos, crenças, costumes e questões culturais das mais variadas, como compartilhar de uma língua, um sotaque, expressões próprias de um determinado tempo ou lugar.

CRENÇA: DIVERSIDADE É UMA RIQUEZA E NÃO UM PROBLEMA

NÃO UM PROBLEMA IMAGINE COMPRAR CADEIRAS COM APOIO PARA ESCREVER E ESQUECER DOS CANHOTOS? IMAGINE NÃO SABER ENTREVISTAR O MELHOR CANDIDATO PORQUE ELE É CEGO? IMAGINE TER SEU PRODUTO REJEITADO E ATÉ RECOLHIDO PORQUE A PROPAGANDA FERIU DIREITOS HUMANOS? IMAGINE SER BARRADO NUM PROCESSO DE LICITAÇÃO OU ESCOLHA PORQUE SUA EMPRESA NÃO TRABALHA COM A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO? 

 

Download via Google Drive




Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
AMCHAM
Qtde. Acessos:
547
Seção/Categoria:
Artigos Artigos

  Palavras-chave:   diversidade negócios


Usuário: Admin | Criado: 05/05/2016 08:35:20 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.