DDS - Primeiros Socorros - Ferimentos

Ferimentos

São os acidentes mais comuns no trabalho e em casa. Existem ferimentos leves ou superficiais, com hemorragia moderada. Neste caso, com as mãos limpas, lave o ferimento com água e sabão, removendo do local eventuais sujeiras como terra, graxa, entre outros elementos. Usar água oxigenada no local da ferida. Passar anti-séptico quando possível e nunca colocar pastas, pomadas, óleos ou pó secante. Manter o local lesado coberto para evitar contaminação, encaminhando o acidentado ao médico para tratamento específico o mais rápido possível.

Os ferimentos profundos, nos membros com hemorragia, requerem maior rapidez no atendimento. Para estancar a hemorragia, o membro deve ser mantido em elevação, comprimindo o local com gaze ou pano limpo.

Caso não resolva, deve-se fazer um torniquete, desapertando-o a cada 10 ou 15 minutos, ou quando notar as extremidades dos dedos frias ou arroxeadas. A limpeza deve ser feita como nos ferimentos leves.

Toda vez que ocorrer acidente de tráfego, queda ou pancada violenta, desconfiar da existência de ferimentos no crânio, pois pode haver uma hemorragia interna. Há possibilidade do acidentado desmaiar, ou simplesmente ficar atordoado.

No caso de ocorrer um hematoma, conserve o acidentado deitado em absoluto repouso até a chegada do médico. Segundo autores, neste tipos de ferimentos em hipótese alguma faça pressão sobre o local e nunca dê nada para a vítima beber. Eles lembram ainda que após a ocorrência de qualquer ferimento, a vítima deve tomar a vacina antitetânica.



Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
5547
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
3/23/2015 6:12:08 PM

Compartilhe


Sobre


Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.

O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.

Redes Sociais