DDS - Motociclistas

Seu veículo de duas rodas é moderno, bonito, potente, e você, tem muito orgulho dele. Não é para menos: fabricado com cuidado e até mesmo com muito carinho, ele lhe proporciona tantas emoções, tanta sensação de liberdade, e faz tantas coisas por você.

Só há duas coisas que ele não pode fazer por você: ensiná-lo a pilotar com segurança, e fazer sua própria manutenção.

Mas não se preocupe: pilotar com segurança é uma questão de inteligência e bom senso, e isso você tem. Inteligência e bom senso que lhe dizem que somente um veículo bem conservado pode ser seguro. E ele não quebra sozinho, nem de repente: fica avisando por exemplo, que está com os freios precisando de revisão, quando aquelas freadas normais que paravam logo ali, começam a ficar cada vez mais longas. É a sua vez: dê um pouco de atenção a seu amigo, que nunca lhe deixará na mão.

O ideal seria que você fizesse uma inspeção diária em seu amigo, logo pela manhã, verificando a folga da embreagem e dos freios dianteiros e traseiros (15 a 20 mm em todos eles), o nível de combustível, do óleo de freio e do motor, da água da bateria, a folga e a lubrificação da corrente de transmissão, a pressão e estado dos pneus, e o funcionamento da lanterna, da luz de freio, dos piscas, do farol e da buzina. Mas a gente sabe que isso nem sempre é possível. A dica então é você fazer essa inspeção toda vez que parar no posto para reabastecer. Mas toda vez mesmo, tá? Afinal, lá no posto tem tudo: gasolina, óleo, graxa, material de limpeza, até mesmo gente para lhe ajudar. Você já está parado mesmo e dois minutos a mais ou a menos não vão fazer diferença a você, mas serão vitais para seu amigão.

A posição correta - Você pode fazer longas viagens com seu amigo sem se cansar - desde que mantenha uma posição correta, nunca arqueadas; a cabeça deve ser mantida alta, os ombros relaxados, braços e cotovelos mais baixos que o guidão; as mãos devem pegar as manoplas bem ao centro e os punhos deve, ficar mais baixos do que as mãos; os joelhos devem ficar encostados no tanque de combustível, com os pés paralelos ao solo, o salto do calçado encaixado nas pedaleiras e a ponta do pé direito sobre o pedal de freio traseiro.

As roupas adequadas - Pode ser que o tempo esteja muito quente - mas isso não é razão para você não cuidar de sua segurança. Luvas, botas ou calçados fechados e forte, calça em tecidos resistente, jaqueta em cores claras e vivas e tecido forte, e o principal, um capacete de boa qualidade, de tamanho adequado, cores vivas, dotado de adesivo refletivo, e com alça bem ajustada. Todas as estatísticas do mundo provam que o capacete é o equipamento que mais evita problemas graves nos acidentes. Ponha isso na cabeça e não o retire enquanto estiver com seu companheiro de duas rodas.

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
7103
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
5/27/2015 7:17:38 AM

Compartilhe