DDS - Mini perneiras

As mini perneiras tem por finalidades proteger a parte inferior da perna, o tornozelo, e o dorso do pó contra riscos de acidentes de origem mecânica ou térmica.

Riscos de origem mecânica: batida contra, golpes por objetos em movimento, golpes por objetos cortantes, queda decorrente de entrelaçamento.

Riscos de origem térmica: exposição a temperaturas extremas, projeções de partículas incandescentes, respingos de metais em fusão.

A indicação da mini perneira é feita por cargo / posto  e encontra-se no manual de equipamento de proteção individual de cada unidade de trabalho, porém é necessário que todos tenham informações adicionais das suas características técnicas e de alguns cuidados na utilização e conservação.

São utilizados dois tipos de mini perneiras, uma confeccionada em lona pesada e a outra em raspa de couro curtido ao cromo.

Exceto pelo material com que são confeccionadas, as mini perneiras tem as seguintes características comuns:

  • Ajustagem feita por fechos tipo velcro com quatro partes para melhor fixação;
  • Passante de vaqueta com ajustagem feita em uma das extremidades com fecho tipo velcro, par manter a mini perneira na altura adequada da perna;
  • Costuras com linha de algodão reforçada;
  • Desenho anatômico.


A indicação da mini perneira de lona ou raspa é feita em função do grau dos riscos existentes nos locais de trabalho:

  • A mini perneira de lona é indicada para riscos de baixo grau, tais como: batidas leves contra peças e objetos não perfurantes; contactos com arestas; superfícies ásperas ou abravisas; exposição ou contacto com projeção de respingos / partículas de metais a temperaturas baixas e médias. 

Mini perneira de raspa tem sua indicação para riscos mais severos tais como: impactos provocados por objetos cortantes ou perfurantes; contato com peças, superfícies e / ou materiais abrasivos; exposição ou contato com projeções de partículas / respingos incandescentes; calor irradiante.

Recomendações sobre o uso e conservação:

  • Mantenha a mini perneira bem ajustada na perna, através dos fechos tipo velcro;
  • Evite umidade, se molhada, secar á sombra;
  • Não altere a mini perneira cortando o passante;
  • Não use mini perneira rasgada.

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Desconhecido
Qtde. Acessos:
4779
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
11/18/2014 5:17:01 PM

Compartilhe