bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


DDS - Febre


Elevação anormal da temperatura do corpo, motivada por doenças ou exposições ao calor excessivo.

Por meio de um termômetro clínico, a temperatura pode ser medida nas axilas (normal, de 36,2 a 36,9 ºC), no reto(36,3 a 37,3 ºC) e boca (onde os valores normais são intermediários entre os das temperaturas axilar e retal).

A temperatura muito elevada 40 a 41 ºC aparece geralmente na fase aguda de doenças infecciosas, quer quando a doença se instala, quer durante as crises da fase crônica. Pode vir acompanhada de palidez, calafrios e tremores, avermelhamento da pele (especialmente do rosto), aceleração do pulso e da respiração, suor excessivo, dores generalizadas pelo corpo, mal-estar, dor de cabeça e até náuseas, vômitos e diarréias, principalmente em crianças.

Estas podem ser levadas pela febre muito alta ao delírio, e confusão mental, a convulsões e à desidratação, devido à perda excessiva de líquidos.

O que fazer

  1. A febre é um sintoma para o médico. Por isso, anote suas características;
  2. Aprenda a tomar a temperatura corporal: Sacuda o termômetro (segurando-o pela extremidade oposta à do reservatório de mercúrio), até que o nível da coluna de mercúrio fique abaixo de 36 ºC. Ou proceda de acordo com as instruções do fabricante, caso esteja utilizando outro tipo de termômetro. Coloque a extremidade correspondente ao reservatório sob a axila, na boca ou no ânus do doente (nesse caso, lubrificando-o antes com vaselina). Após 3 minutos, retire o termômetro e verifique a temperatura nele assinalada;
  3. Se possível, verifique a temperatura a cada 15 minutos e a anote: esse registro será muito útil para o médico;
  4. Faça com que o doente tome muitos líquidos, se não estiver vomitando;
  5. Enquanto aguarda o médico, aplique compressas úmidas e frias na testa do doente;
  6. No caso de crianças, quando a temperatura se eleva rapidamente a mais de 40 ºC, envolva o doente em uma toalha molhada ou dê-lhe um banho de água morna durante 15 a 20 minutos.

Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
3403
Seção/Categoria:
SESMT DDS

  Palavras-chave:   dds saúde febre


Usuário: Admin | Criado: 04/05/2015 04:31:56 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.