DDS - Farol Ligado

Aumento de visibilidade
Mesmo durante o dia, a luz pode atrapalhar a visibilidade do motorista à longa distância.  Nestes casos, ofarol aceso ajuda o motorista visualizar carros, motos e outros veículos que estiverem na via. O ganho de visão é de aproximadamente 3 quilômetros e também facilita a localização do seu carro por outros motoristas.
Carros na cor preto ou cinza podem ser ainda mais beneficiados pela nova regra pois não se destacam tanto como outras cores.

Diminui riscos de acidente
A Resolução 18/88 do Conselho Nacional de Trânsito recomenda o uso do farol baixo ligado durante o dia para diminuir o risco de acidentes. Ganhando mais visibilidade a possibilidade de fazer manobras e frenagens emergenciais são maiores e pode diminuir a gravidade dos acidentes.

Visibilidade
Um número importante dos acidentes de trânsito ocorre pela falta de visibilidade a longa e média distância dos veículos, portanto, o farol baixo ligado colaborará para aumentar a visibilidade do veículo, segundo pesquisadores, em mais de 3 quilômetros. Além do mais, ver e ser visto no trânsito é um dos alicerces da Direção Defensiva.

Distancia dos veículos
Com os faróis baixos ligados, o cálculo da distância de segurança entre os veículos que estiverem a frente pode aumentar, evitando colisões. Além disso, com o farol ligado, os movimentos para mudança de pista são visualizados por outros motoristas.

Direção Defensiva
Em cursos de Direção Defensiva onde os alunos aprendem a dirigir utilizando métodos seguros para diminuir acidentes de trânsito, um dos requisitos primários para se garantir a condução segura do carro é o farol baixo ligado. Especialistas da Suécia e do Canadá, onde os índices de atropelamento eram grandes, produziram estudos específicos e concluiram que muitos dos atropelamentos que acontecem atualmente, podem ser evitados com essa atitude.

Método testado em outros países
No Canadá esta regra passou a ser obrigatória depois de estudos realizados pelo governo para comprovar se isso ajuda ou não os motoristas. O resultado do estudo mostrou que os faróis ligados aumentam cerca de 60% da visibilidade periférica dos pedestres, reduzindo os atropelamentos.

A iluminação é um reforço a mais na sua segurança e na de várias outras pessoas. Fique ligado sobre a data em que a lei do farol aceso entrará em vigor para que não precise colocar a mão no bolso e pagar multa.

Alguns números

  • Na Suécia, ocorreu uma redução da quantidade de acidentes, em dois anos, 6 a 13%; e, no Canadá, esta diminuição atingiu entre 10 a 20% dos acidentes;
  • Segundo pesquisa de órgãos oficiais, contribui em 69 % na redução da gravidade nos acidentes, por facilitar frenagem e manobras com mais antecipação;
  • Os pesquisadores do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade Monash de Melbourne (Austrália) afirmam, após análise científica, que um veículo de cor preta tem 12% a mais de possibilidades de envolver-se em acidente durante o dia do que com a cor branca;
  • A NHSTA (Associação Norte-Americana de Segurança rodoviária, órgão dos EUA), afirma que o uso de farol baixo ligado durante o dia reduz em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas e em 5% as colisões entre veículos.

Imagens
 

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
www.sesmt.com.br
Qtde. Acessos:
4891
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
7/19/2016 6:25:44 PM

Compartilhe