DDS - Dirigir com segurança

Nosso país, infelizmente, é conhecido em todo o mundo pelos seus altos índices de acidentes de trânsito. No ano de 1996, mais de 27 mil vidas foram perdidas e outras 400 mil pessoas sofreram lesões de gravidade variada, muitas vezes, com seqüelas permanentes.

Em 1997, na cidade de São Paulo, morreram 2.042 pessoas em acidentes de trânsito. Isto significa: um acidente a cada 2,8 min, um acidente com vítima a cada 10,9 min, um atropelamento a cada 43,4 min e uma pessoa morta a cada 4,3 horas. Os acidentes de trânsito representam a segunda causa de mortes violentas na cidade, com 20%.

Em 1997, no mundo, morreram cerca de 500 mil pessoas e a estimativa, se continuarmos neste ritmo, é que no ano 2000 morrerão 1 milhão de pessoas. Os dados estatísticos comprovam que 90% dos acidentes são causados por erros dos motoristas, 06% por má condição das vias e 04% por defeito dos veículos.

Os danos e prejuízos causados pelos acidentes de trânsito, além dos citados acimas que são irreparáveis, incluem ainda perda material, tempo perdido, horas não trabalhadas, gastos diretos e indiretos, etc. Tudo isso afeta não só as pessoas diretamente envolvidas em cada ocorrência, mas também o país como um todo.

De nada adianta lamentarmos os acidentes ocorridos se não para evitá-los, tomando atitudes de bom senso e civilidade. Cabe a todos nós, como motoristas e pedestres, tomarmos atitudes que levem à prevenção dos acidentes de trânsito. Os acidentes podem e devem ser evitados.

O primeiro passo para a prevenção de acidentes de trânsito é garantir as condições de segurança do veículo. Essa é uma responsabilidade básica do motorista. Para tanto, os seguintes procedimentos devem ser observados:

  • Checagem rotineira dos itens de segurança;
  • Revisões periódicas e manutenção preventiva, de acordo com a recomendação do fabricante;
  • Verificação imediata de qualquer suspeita de anormalidade (barulhos diferentes, vibração anormal, etc) e pronta correção de defeitos que possam interferir nas condições de segurança do veículo.

 



Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
5241
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
3/19/2015 7:40:02 AM

Compartilhe


Sobre


Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.

O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.

Redes Sociais