DDS - Deslocamentos, Torceduras e Maus-Jeitos

Deslocamentos (Luxações)

Estiramento anormal dos ligamentos das juntas, acompanhado do deslocamento total ou parcial das suas extremidades ósseas. Algumas vezes é possível notar a olho nu que o osso ficou fora do lugar. A vítima sente forte dor à mínima tentativa de movimentar o membro deslocado e logo aparecem inchaço e arroxeamento no local.

Acidente muito comum, ocorre como conseqüência de batidas violentas ou quando a movimentação da junta é forçada muita além de seus limites ou no sentido contrário ao da articulação. Nos casos mais graves, pode haver fratura.

O que fazer
O tratamento deve ser realizado por um especialista. Enquanto o aguarda, aplique compressas frias na junta afetada.

Torceduras e maus-jeitos (Entorses)

Distensão de músculos e ligamentos, que se separam temporariamente dos ossos da articulação. Nesses casos, não chega a haver deslocamentos das extremidades ósseas. Aparece uma dor aguda ou simples toque, o local fica inchado e, às vezes, arroxeado. Os músculos vizinhos tornam-se tensos e a movimentação do membro torcido fica extremamente dificultada. Mas é um acidente simples, que se cura em poucos dias. As torceduras mais comuns são as do tornozelo, joelho, punho e ombro.

O que fazer
As torceduras ou maus-jeitos também devem ser tratados rapidamente. O procedimento básico consiste em massagear suavemente o local da entorse, colocar compressas frias ou bolsas de gelo sobre a área e imobilizar a região atingida, enfaixando-a com a técnica aplicável ao caso. Em casos mais sérios, procure o médico.

 

 



Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
7439
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
5/4/2015 5:53:28 AM

Compartilhe


Sobre


Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.

O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.

Redes Sociais