bootsnipp

Portal SESMT

Sua segurança em primeiro lugar


DDS - Cuidados com os gases de combustão de motores


Os guardas de trânsito nas horas de maior movimento de carros algumas vezes se queixam de cansaço e de dores de cabeça após algumas horas em ruas poluídas por gases de combustão.

Para envenenar o ar dentro de um local fechado, não é necessário que milhares de motores estejam funcionando e expelindo gases. Basta apenas um motor para fazê-lo.

Arejando os gases de combustão, as condições podem ser mais seguras para o trabalhador que está numa área fechada onde operam pequenos caminhões, por exemplo. Eis porque é tão importante ter ar fresco em locais em que gases de combustão são um problema: um único motor a gasolina, ou gás de cozinha quando funcionando a plena carga, libera cerca de 3 a 4% de monóxido de carbono (CO) e cerca de 11 a 13% de dióxido de carbono (CO2).O restante em grande parte é nitrogênio e pequenas quantidades de outras impurezas.

Assim sendo, é fácil compreender porque uma pequena empilhadeira à óleo diesel ou à gás deve operar somente em locais ventilado o suficiente para expelir os gases e obter ar puro. Ar puro o bastante significa operar as empilhadeiras somente em áreas abertas ou aumentar a ventilação se o local for pequeno.

Muita ventilação é uma boa idéia porque é preciso muito ar puro para diluir os gases de combustão.

O monóxido de carbono encontrado em motores a gasolina é o resultado da queima incompleta na combustão da gasolina. Este gás é altamente nocivo à nossa saúde, pois o CO combina-se facilmente com a hemoglobina presente em nosso sangue e responsável pela respiração celular. Uma vez estando em ambientes confinados na presença de motores sendo aquecidos, recomenda-se que se dê a partida e em seguida retire o carro ou o motor para ambiente arejado. Sei for possível, procure afastar-se do local ou procure dotar o local de exaustor para diluir os gases.  


Dados do artigo


Fonte:
www.ddsonline.com.br
Autor(ers):
Herbert Bento
Qtde. Acessos:
2715
Seção/Categoria:
SESMT DDS

  Palavras-chave:   dds cuidado gases motores


Usuário: Admin | Criado: 24/03/2015 16:47:45 | 0 comentários | 0 compartilhamentos

Compartilhe




Você também pode se interessar por



Obseravações:

  1. Caso o artigo estiver desatualizado, informando-me, o mesmo será retirado do site;
  2. Informar / identificar causa da desatualização;
  3. Como buscamos conteúdos em listas de discussão, muitas vezes não sabemos o autor das publicações. Se algum artigo do site for de sua propriedade, e for de interesse adicionar você como autor ou retirar o artigo do site, entre em contato.