DDS - Coluna vertebral

Provavelmente todos sabem que não se deve levantar peso de qualquer maneira.

Se nós pararmos para pensar por um momento nos daremos conta de que são os músculos das pernas os que de vem fazer o trabalho.

Mas por que não o fazemos sempre assim? A resposta a este problema é simples.

Terá que se praticar a nova forma de fazê-la até que se faça corretamente. Quando se chegar a este ponto ainda deverá ter-se o cuidado por algum tempo e assegurar-se de que o novo hábito está dominado. Os hábitos arraigados não se deixam modificar com facilidade.

A coluna fraca é um dos problemas de saúde mais comuns, principalmente quando os anos se acumulam. Nem todas as dores de coluna se devem ao fato de levantar incorretamente ou levantar peso demasiado, mas provavelmente a maioria o é.

As dores de coluna dão bastantes trabalhos aos médicos e são problemas difíceis de solu- cionar.

Uma coluna lesionada é possível que nunca volte a ser tão boa como quando estava sã. Não é difícil dar- se conta porque uma dor de coluna que apenas incomoda no princípio pode tornar- se muito dolorosa. A medula espinhal está rodeada de ossos, as verte-bras que a protegem.

Entre cada vértebra tem um disco cartilaginoso muito pequeno que impede que as vértebras se atritem umas com as outras.

Ao largo da coluna, os nervos saem parecidos com as ramas de uma árvore. Ao se fazer muito esforço com a coluna os músculos e ligamentos cederão o suficiente como para que um dos discos saia de seu lugar ou ao mesmo comprima algum nervo.

É assim que se dá a inflamação. Então sim haverá problemas. Esta explicação tem por objeto fazê-lo entender por que deve ser cuidadoso quando do levantamento de coisas pesa- das.

Qualquer pessoa pode levantar pesos com os músculos das pernas e evitar desta forma lesionar a coluna. A forma de fazê-lo é muito simples.

(Aqui o supervisor ou a pessoa que está dando a palestra poderá fazer uma demonstração da forma correta de levantar pesos).

Uma última recomendação: se for neces- sário mover ou levantar algo muito pesado para uma só pessoa, não vacile em pedir ajuda ou faça uso de equipamento mecânico para içamento de carga. As dores de coluna são muito fortes, com muito sofrimento, portanto se necessário, não se envergonhe e peça ajuda.



Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
4988
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
10/6/2016 5:54:31 AM

Compartilhe


Sobre


Somos um site sobre
Segurança do Trabalho,
SESMT e
assuntos relacionados.

O nosso conteúdo
na grande maioria é
obtida na internet.

Redes Sociais