DDS - Botijão de Gás

Os componentes básicos para a instalação do botijão de gás são:

A Mangueira 
Tem a função de levar o gás do botijão ou da instalação embutida na parede até o fogão. Ela nunca deve ter mais de 90cm. De comprimento. As mangueiras oficiais são feitas em PVC transparente e tem uma tarja amarela onde estão gravados o prazo de sua validade e o código NBR 8613, uma garantia de que foram fabricadas segundo padrões técnicos de segurança.

O Regulador de Pressão
Serve para reduzir a pressão com que o gás sai do Botijão até à necessária para a alimentação dos queimadores do fogão. Os reguladores fabricados segundo as normas técnicas que garantem sua segurança tem a marca NBR/INMETRO.

O Registro 
É um dispositivo que bloqueia o fluxo do gás do Botijão para o fogão. Ele deve permanecer fechado sempre que o gás não estiver sendo usado.

As abraçadeiras 
São pequenos anéis empregados para ajustar, e fixar a mangueira ao fogão e ao regulador de pressão do Botijão. Use sempre abraçadeiras que acompanham as mangueiras oficiais e nunca arame ou outros materiais. Isso pode danificar e até perfurar a mangueira, provocando vazamento de gás.

O Cone Borboleta abre a válvula do Botijão e deixa passar o gás para o regulador. Sua adaptação à válvula do Botijão deve ser perfeita. Use apenas as mãos para atarraxar ou retirar o cone-borboleta.

Botijão 
Contém 13kg de gás de cozinha. é fabricado segundo a norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas- 8460. Esse gás não é tóxico, mas mata por asfixia (ocupa o lugar do oxigênio em caso de vazamento em ambiente fechado).

 

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
6224
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
5/25/2015 7:21:39 AM

Compartilhe