Vídeos - 100% Seguro - Listagem Completa

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e o Sistema de Proteção Coletiva demonstram as ações de planejamento de segurança a serem executadas em uma obra.

O Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção leva inovação tecnológica em SST para o canteiro de obras. O Projeto de Sinalização de Obras vai fornecer as placas e chamar atenção para as instruções de uso. Conforto e bem-estar também fazem parte, com a qualidade de vida gerada pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Prevenir é melhor que remediar. Para isso, é importante conhecer as ações preventivas. O dia termina bem e ninguém perde o rumo da segurança. 100% Seguro. Um programa 100% para você.

Lista completa com todos os vídeos publicados desta série.



Artigos Relacionados


Total de 28 artigos publicados



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 01 - Institucional

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e o Sistema de Proteção Coletiva demonstram as ações de planejamento de segurança a serem executadas em uma obra.
 

Publicado: 15/02/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 02 - EPI

Subidas em telhados, caminhadas executadas em andaimes e em fachadas de prédios são atividades cuja proteção é importante. Este é o objetivo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI' s) contra quedas. Existem instrumentos adequados para cada etapa do serviço. Muitas coisas que você precisa conhecer. Por exemplo: sabia que a empresa é obrigada a fornecer esses acessórios em perfeito estado para todo funcionário, sem nenhum tipo de cobrança? 

Publicado: 16/02/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 03 - Escavações

Quando se trata de escavar, o trabalho na construção civil pode apresentar perigos de soterramento e desmoronamento. Seja manual ou mecanizada, a escavação exige que o operário seja extremamente qualificado e sempre atento. Além disso, o serviço deve ser feito com a supervisão de um profissional habilitado, é ele quem decide sobre as medidas de segurança.

A organização é o primeiro passo, antes ainda de colocar a mão na massa. A área de trabalho deve estar limpa e os locais de circulação desocupados. Também é importante checar a previsão do tempo, porque o trabalho não poderá ser realizado debaixo de chuva forte.

Publicado: 16/02/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 04 - Proteção em Instalações Elétricas

Em um canteiro de obras, qualquer descuido pode ser fatal. Já imaginou o que pode acontecer se você levar um choque elétrico? Para fugir do susto, preste atenção nas orientações sobre as instalações elétricas. O projeto e a supervisão são tarefas para um profissional legalmente habilitado. Os eletricistas em serviço devem ter formação em curso específico.

 

Publicado: 25/02/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 05 - Movimentação de cargas e pessoas

A movimentação de materiais no canteiro deve acontecer com segurança. Por isso, durante a montagem e a desmontagem, a área ao redor deve estar isolada e sinalizada. Em caso de algum perigo, comunique-o imediatamente ao seu supervisor, à equipe de segurança do trabalho ou a algum membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Publicado: 28/03/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 06 - Proteção coletiva contra quedas

Numa construção, os acidentes mais graves acontecem nas alturas das plataformas. Algumas ações deixam o trabalhador seguro. ?O guarda-corpo deve ter duas travessas de proteção, rodapé e tela de segurança, com as medidas estabelecidas na NR 18. E a estrutura precisa estar bem presa à superfície.

Publicado: 29/03/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 07 - Andaimes e Escadas

Os andaimes são importantes na hora de pintar, construir ou reformar. Assim como as escadas, ambos pedem cautela com relação à segurança. Existem diversos tipos de andaimes e, para cada um, medidas de proteção específicas.

Publicado: 30/03/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 08 - Andaime Suspenso Mecânico Motorizado

O andaime suspenso mecânico motorizado é a melhor opção para quem busca conforto e agilidade no transporte vertical. Ele é usado em todas as fases da obra e pode ser do tipo pesado, se o serviço for de pedreiro, ou leve, para os trabalhos de reparo, pintura ou manutenção.

Publicado: 31/03/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 09 - Andaime Apoiado

Construir, demolir, pintar, limpar, fazer manutenção ou reparo são trabalhos para o andaime simplesmente apoiado. Como sempre, é preciso ter cautela para evitar acidentes.

O projeto deve ser feito por profissional habilitado, levando em conta o peso a ser suportado. Tem que ter registro com memória de cálculo, especificações técnicas, ART e croquis. Somente pessoal treinado pode fazer a montagem, com autorização e análise de quem solicitou o serviço.

Publicado: 01/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 10 - Andaime em Balanço

O andaime em balanço é boa solução para ganhar espaço e deixar tudo organizado. A melhor opção é construí-lo em metal. Quando houver preferência pelo andaime de madeira, siga as orientações: use madeira seca com fibras retas e sem desvios helicoidais, evite trabalhar com material infestado por fungos ou cupins, nós, rachaduras, trincas ou empenamentos, não pinte a madeira para disfarçar defeitos e não utilize aparas. Novamente, o projeto feito por profissional qualificado é indispensável.

Publicado: 04/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 11 - Alvenaria de Vedação

Quando o assunto é alvenaria de vedação, fundamental conhecer as atitudes que dão segurança na hora de transportar os materiais, armazenar e executar a obra.
Antes de levar materiais de um lugar para o outro, confira o peso da carga e se o equipamento utilizado tem capacidade suficiente para fazer o transporte, bem como as características e limitações de funcionamento.
 

Publicado: 05/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 12 - Barreiras Horizontais - Pisos e Shafts

Barreiras horizontais fazem parte da proteção coletiva contra quedas. Aberturas no piso ou na laje da construção merecem medidas de segurança. Primeiro, procure saber se o vão está sendo usado para transporte de materiais. Caso não tenha esse objetivo, prefira o guarda- corpo ou o assoalho provisório sem frestas. 

Publicado: 06/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 13 - Barreiras com Redes

Os operários são muito importantes para o canteiro de obras, com a ajuda de ferramentas, equipamentos, materiais de construção e muito trabalho. Nas alturas, o sistema de barreira com redes tem papel primordial e dicas especiais de segurança, para anular os riscos de queda.

Publicado: 07/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 14 - Cabos de aço e de fibra sintética - Parte 1

Nos trabalhos pesados, é preciso acionar a resistência dos cabos de aço e dos de fibra sintética. Eles podem ser usados em equipamentos de perfuração, elevação, máquinas de terraplanagem e içamento. A utilização segura depende da atenção para alguns detalhes que você vai conhecer agora.

Publicado: 08/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 15 - Cabos de aço e de fibra sintética - Parte 2

Cuidado nunca é demais com cabos de aço e de fibra sintética. Por isso, vale a pena ler mais sobre eles para trabalhar de forma segura. Tudo o que não estiver em perfeito estado deve ser substituído. A inspeção tem que ser diária: verifique se o cabo está corroído, desgastado, esmagado, achatado, com gaiolas ou arames quebrados; confira as emendas e conexões; cabos com dobras ou torções não têm conserto.

Publicado: 11/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 16 - Cadeiras Suspensas

Quando o andaime não é apropriado para o trabalho, usa-se a cadeira suspensa, sempre com atenção às medidas de segurança. A estrutura e a fixação do equipamento ficam sob a responsabilidade de um profissional habilitado. Depois do projeto feito, elabore o plano de montagem e a ART.

Publicado: 12/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 17 - Escadas Portáteis

A escada portátil tem grande utilidade em diversas situações, principalmente nos trabalhos pequenos e provisórios. Ela pode ser de mão, de abrir ou extensível, em metal, madeira ou qualquer outro material resistente e estável.

Publicado: 13/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 18 - Escadas Fixas

As escadas fixas do tipo marinheiro e de uso coletivo são usadas com frequência na construção civil. A do tipo marinheiro só aparece nos casos em que a inclinação entre os pisos tem de 75 a 90 graus, com altura maior que seis metros para cima ou para baixo. 

Publicado: 14/04/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 19 - Guarda-corpos e rodapé

Trabalhar em construção exige cautela redobrada. O Sistema de Guarda-corpos e Rodapé (GcR) dá mais segurança.

A instalação é obrigatória, sempre que houver risco de queda de pessoas, materiais, ferramentas ou a partir da primeira laje. Assim como todo sistema de proteção coletiva, deve ter projeto de execução de acordo com as etapas da obra, especificações técnicas e cronograma de instalação das medidas preventivas. Todos esses documentos fazem parte do PCMAT.

Publicado: 02/05/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 20 - Rampas e Passarelas

Rampas e passarelas abrem caminhos e facilitam o deslocamento do trabalhador na hora de atravessar de um lado a outro da obra. Parece simples, mas exige atenção à segurança.

A construção, com piso, guarda-corpo e pontos de fixação, tem que seguir a norma técnica.
 

Publicado: 03/05/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 21 - Plataformas de Proteção - Bandejas

O trabalho em alturas requer o uso cuidadoso de plataformas de proteção. Sempre que uma obra atingir mais de quatro pavimentos, é obrigatório instalar a plataforma principal de proteção e as plataformas secundárias, que garantem a qualidade e a segurança do trabalho.
 

Publicado: 04/05/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 22 - Plataformas Aéreas - Parte 1

A plataforma aérea é um equipamento que facilita o serviço em altura na construção civil, e trabalhar com ela é uma tarefa delicada.

Para operá-la, é importantíssimo ser capacitado e conhecer profundamente o manual de instruções, que deve estar sempre à mão, em português, mesmo se o equipamento for alugado.

Publicado: 04/07/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 23 - Plataformas Aéreas - Parte 2

Para operar a plataforma aérea, é preciso conhecer mais alguns detalhes. Só trabalhador qualificado pode fazer instalação, manutenção e inspeção diária. Um profissional legalmente habilitado supervisiona toda a equipe.

Publicado: 08/07/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 24 - Plataformas Aéreas - Parte 3

Na terceira e última parte das dicas sobre plataformas aéreas, entenda a importância de fazer a inspeção visual diariamente e como manobrar o equipamento dentro do canteiro de obras.

Publicado: 11/07/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 25 - Estrutura De Concreto - Cimbramento

O cimbramento garante a sustentação da estrutura das obras: vigas, lajes, pilastras. Os suportes, também conhecidos como escoramentos, fixam as formas até o concreto secar, e asseguram a circulação dos operários sem riscos de desabamento.

Publicado: 12/07/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 26 - Estrutura De Concreto - Carpintaria

A serra circular usada na construção é composta por uma mesa lisa, firme, com abertura para a lâmina e um motor elétrico. Conforme a madeira utilizada, os tamanhos dos dentes e discos podem variar.

Para operá-la, o trabalhador tem que ser qualificado e usar todos os equipamentos certos de proteção individual (EPIs).

Publicado: 13/07/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 27 - Estrutura De Concreto - Fôrmas

As formas de metal ou madeira são fundamentais para uma obra segura, e não podem romper nunca. São importantes porque possuem fácil manuseio, suportam pequenas deformações, não grudam e não alteram as características do concreto.

Um profissional habilitado é responsável por fazer o projeto e acompanhar a instalação. Todos da equipe devem saber como construir e operar as formas. Para garantir proteção, os equipamentos devem ser completos, com capacete, botas, cinturão do tipo paraquedista, luvas de couro e óculos.

Publicado: 14/07/2016



Vídeos - 100% Seguro - Vídeo 28 - Estrutura De Concreto - Armações de Aço

As barras de aço, mais conhecidas como vergalhões da construção, são amarradas umas às outras com arame recozido.

Juntos, arames e vergalhões formam as armações, que dão estrutura e firmeza às peças de concreto. Nunca se esqueça de se precaver: sinalize e isole o local de movimentação, faça tudo pela segurança.

Publicado: 15/07/2016



Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL4_wpZsopCJL_-4z3hsUPsJ0eyBcM07ML
Qtde. Acessos:
170
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
2/14/2016 11:00:00 PM

Compartilhe