Manual de Segurança para Laboratórios

Prévia do Arquivo

Introdução

A preocupação com a segurança e saúde no trabalho de todos os utilizadores dos laboratórios está cada vez mais presente na consciência de todos, pois os riscos existentes nestes locais são diversos e estão associados ao manuseamento de equipamentos, produtos químicos, agentes biológicos e produtos radioactivos.

Desta forma, para prevenir e minimizar os riscos referidos, é necessário adoptar uma cultura de segurança, que necessariamente engloba o conhecimento dos riscos a que se pode estar exposto. Para isso é essencial a preparação antecipada e cuidada de todo o trabalho laboratorial/experimental que deve envolver o conhecimento dos riscos e segurança associados à manipulação dos reagentes, dos produtos intermédios e finais, assim como dos equipamentos.

A segurança nos Laboratórios é essencial para garantir um trabalho de qualidade e a saúde dos utilizadores, pois uma pequena distracção pode colocar em risco a segurança não só dos próprios mas também de terceiros.

Alguns aspectos fundamentais relacionados com a segurança:

  • A segurança deve ser encarada como uma atitude;
  • As regras de segurança estabelecem-se para todos, mas dependem do comportamento individual;
  • A prevenção deve ser sinónimo de segurança;
  • Todos devem estar conscientes/sensibilizados e intervir nas questões da segurança.

Na organização deste manual pretende-se abordar temas variados relacionados com a segurança nos laboratórios, para fornecer ao utilizador do laboratório uma ferramenta útil. Assim, optou-se por conceber um texto que reunisse a informação mais pertinente, ao qual se juntaram vários anexos.

O manual para cada laboratório deverá ser complementado com a informação específica de cada local, p.e. as fichas de segurança dos produtos utilizados, fichas de prevenção de riscos (exemplos na página do NSHS), instruções de segurança para manuseamento dos equipamentos (Estas instruções deverão ser elaboradas pelos utilizadores sob supervisão dos responsáveis do laboratório. A informação a incluir deve ser retirada dos manuais de instruções dos respectivos equipamentos).

O presente manual de segurança deve ser lido (e essa leitura deve ser registada) por todos os utilizadores dos laboratórios do IST. No Anexo I - Registo de leitura do manual de segurança para laboratórios está presente a minuta de registo de leitura do manual. A responsabilidade da manutenção do registo deverá ser do responsável de cada laboratório que deverá enviar cópia ao Presidente do Departamento e/ou do Centro respectivo. O manual deve igualmente ser disponibilizado em língua inglesa para os utilizadores estrangeiros. O manual está disponível na página da internet do NSHS.

 

Arquivos para Download


Nome do Arquivo Ações
Manual de Segurança para Laboratórios

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Técnico Lisboa
Qtde. Acessos:
70
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
11/6/2017 5:55:02 AM

Compartilhe