Ficha de Investigação de Acidente Grave: Uma Nova Ferramenta Em Saúde Do Trabalhador (Donwload)

A saúde do trabalhador vem sendo discutida desde 1990 com a Lei 8080, emergindo como uma como uma importante política pública brasileira, voltada para uma grande parcela da população e que deve ser capaz de intervir positivamente nas relações entre trabalhador e condições de trabalho.

Nesse contexto destaca-se a criação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a partir da Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador (RENAST), em 2002, os quais vem promovendo a prática de ações de prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador no país.

O CEREST é uma unidade especializada que realiza ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador, voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) (3). Existem atualmente 210 CEREST habilitados no Brasil, sendo 26 estaduais e 184 regionais.

Em Santa Catarina existe um centro estadual e seis regionais. O CEREST da macro região de Chapecó está em funcionamento desde abril de 2007 e abrange 76 municípios mais de 730 mil habitantes e 15 mil km2. O Serviço é responsável por informatizar os dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação de agravos à saúde do trabalhador e em cima destas notificações faz vigilância em saúde, vistoriando empresas, entre outras atribuições.

Para que os profissionais notifiquem, os servidores do CEREST fazem capacitações nos municípios de abrangências para que tenham dados de qualidade e completos em seu banco de dados. A falta de notificações de acidente de trabalho dificulta o desenvolvimento de ações consequentemente à melhoria das condições do trabalho e a vida do trabalhador.

Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é relatar o panorama de registro de capacitações agravos em Saúde do Trabalhador notificados no CEREST nos últimos anos e o processo de elaboração de uma ficha de investigação dos acidentes graves relacionados ao trabalho.

Continue lendo...

Continue lendo o artigo no arquivo anexo abaixo. Você pode visualizar ou fazer o download do arquivo.

Arquivos para Download


Nome do Arquivo Ações
Ficha de Investigação de Acidente Grave

Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Autor(ers):
Leticia de Lima Trindade,Úrssula Ritzel, Sérgio Maus Junior,Larissa Führ,Lorraine Cichowicz
Qtde. Acessos:
1194
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
1/4/2018 4:52:21 PM

Compartilhe