APR - Retirada das Telhas de Fechamento e Cobertura (Download)

No fim do artigo você pode fazer o download da APR gratuitamente, mas antes vamos falar um pouco sobre o assunto.

O significado da sigla APR que refere-se à expressão Análise Preliminar de Risco.Trata-se de uma técnica de avaliação minuciosa que antecipada os presentes riscos envolvidos na realização de cada etapa de uma determinada atividade com risco elevados.

Objetivo da APR

Então, entre os principais objetivos da APR, pode-se destacar os seguintes itens:

  • Detectar os riscos;
  • Estabelecer um trabalho de maneira planejada e segura;
  • Informar e orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes na execução do trabalho;
  • Organizar a execução da atividade;
  • Estabelecer os procedimentos seguros e com isso, a prevenção dos acidentes de trabalho;
  • Prevenção dos acidentes de trabalho;
  • Sensibilizar e instruir os trabalhores sobre os riscos envolvidos na execução do trabalho.

 

É importante destacar que a Análise Preliminar de Risco – APR deve ser sempre desenvolvida e colocada ao conhecimento dos funcionários envolvidos, antes da execução de qualquer atividade, seja ela realizada pela própria empresa ou por empresas terceirizadas.

Assim como, o SESMT e supervisor(es) devem fiscalizar e garantir que os procedimentos da análise preliminar de risco estejam sendo efetivamente aplicados.

Na busca, da melhoria contínua da APR e na prevenção dos acidentes de trabalho devem está sempre atentos aos novos riscos e/ou as situações perigosas que possam surgir no ambiente de trabalho.

A APR é uma ferramenta muito importante na gestão da Segurança do Trabalho, para ter um ambiente de trabalho mais seguro!

Informações Importantes da APR

  • Atividade: nele você vai estar atividade que o trabalhador vai desenvolver em determinada fase da obra;
  • Evento de risco: nessa parte você listará dentro da atividade do trabalhador qual é a situação ou atividade que vai gerar risco a ele;
  • Causas: nessa parte você listará qual é a situação específica que causa risco ao trabalhador como, por exemplo, fiação exposta;
  • Possíveis consequências: nesse campo você listará o que pode acontecer com o trabalhador se der algo errado. O tipo de lesão que ele pode sofrer, etc.;
  • Ações de controle: Nesta parte você estará tudo o que a empresa pode fazer e está fazendo para controlar ao máximo os riscos da atividade. E ainda, qual deve ser o cuidado do trabalhador para editar acidentes e minimizar o risco na determinada atividade.

Atenção

A APR abaixo foi desenvolvida para um ambiente de trabalho, com diversas medidas de seguraça que devem ser adotadas.Antes de utilizar, leia atentamente e verifique se os riscos existentes na APR bate com os riscos da sua atividade. Nem sempre os riscos serão 100% iguais para a mesma atividade.

Então antes de utilizar a APR, adeque ela ao seu ambiente de trabalho. 

 

Download via Google Drive



Artigos Correspondentes


Dados do artigo


Fonte:
Recebido por e-mail
Qtde. Acessos:
92
  Seções:  

  Palavras-chave:  
  Criado:  
10/26/2017 4:13:53 PM

Compartilhe