Uma das áreas que mais se desenvolve no país é a Construção Civil, demandando muita mão de obra. Como consequência desse processo e por conta do alto grau de complexidade das obras, o número de acidentes e falhas cometidas nesses locais de trabalho têm aumentado consideravelmente.

*Não trabalha na área? Sem problemas, marca o tio, amigo, vizinho e compartilhe esse conteúdo! #JuntosPelaSegurança

#VocêSabia? Mais de 4 mil acidentes fatais ocorrem todo ano na área da Construção Civil! ??????



Os acidentes são evitados com a aplicação de medidas específicas de segurança, selecionadas de forma a estabelecer maior eficácia na prática. As prioridades são:

  • Eliminação do risco: torna-lo definitivamente inexistente. Ex.: escada com piso escorregadio, que deverá ser trocado por piso emborrachado e antiderrapante;
  • Neutralização do risco: o risco existe, mas está controlado. Esta alternativa é usada na impossibilidade temporária ou definitiva da eliminação de um risco. Ex.: partes móveis de uma máquina – engrenagens, polias, correias, etc. – devem ser neutralizadas com um anteparo protetor, já que não podem ser eliminadas;
  • Sinalização do risco: medida adotada quando não for possível eliminar ou isolar o risco. Ex.: máquinas em manutenção devem ser sinalizadas com advertência; locais onde é proibido fumar devem ser devidamente sinalizados.


Check-List de Canteiro de Obras para download



Apresentação básica sobre cipa, com o conteúdo:

  • Origem;
  • Objetivo;
  • Legislação;
  • Organização e Funcionamento;
  • Acidente de Trabalho;
  • Inspeção de Segurança;
  • Riscos de Acidentes;
  • Mapa de Riscos;
  • PCMSO;
  • PPRA;
  • EPI / EPC;
  • Campanhas de Segurança;
  • DST

 



Capacitar os participantes a operar de forma segura e eficiente as paleteiras, uniformizando os procedimentos para uso, inspeção, manutenção e conservação destes equipamentos. 

Sensibilizar os operadores quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar ou se envolver em acidentes, pautados pelas normas de segurança.



Em 18/05/2013 foi enviada à ANP uma Comunicação de Incidente (CI) informando a ocorrência de uma fatalidade na sonda de perfuração.

O incidente ocorreu quando houve o acionamento da chave hidráulica para torque na seção de revestimento enquanto um plataformista que realizava trabalho em altura ainda se encontrava nas proximidades do top drive. O cabo que prendia o plataformista foi enroscado pelo conjunto do top drive e se rompeu, ocasionando a queda e consequente óbito do trabalhador.

Leia os relatório completo sobre o incidente.



Aplica-se a toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.



Check-List Para Avaliação Ergonômica da Linha de Produção



Inúmeras vezes as pessoas são criticadas por não terem respeitado, introduzido ou alertado sobre normas básicas de segurança, principalmente após a ocorrência de um acidente. Será, no entanto, que essas normas de segurança foram suficiente e claramente analisadas, explicadas e implantadas?

Segurança não é assunto exclusivo de especialistas, muito pelo contrário deve ser preocupação de todos na empresa. No entanto é necessário que as pessoas sejam informadas regularmente sobre os riscos que envolvem à empresa, as medidas de controle de risco e os métodos e técnicas de segurança, prevenção e proteção. Para tanto é necessário que a direção bem como todos os funcionários assumam uma filosofia preventiva.



1. O QUE É BULLYING?
O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas.Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão,prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.